Coimbra  24 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Orquestra Clássica do Centro emociona Itália com tributo a Maria Callas

16 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Orquestra Clássica do Centro emociona Itália com tributo a Maria Callas

Numa colaboração notável que transcende fronteiras, a Orquestra Clássica do Centro, em conjunto com o Mascagni Festival, o Centro Studi Musicali Ferruccio Busoni e o Município de Empoli, apresentou uma série de concertos. Além de contribuir para o renomado Bussaco Classical Fest, a Orquestra brilhou em território italiano, marcando presença no prestigiado Festival Mascagni, na cidade de Livorno, e no Chiostro della Collegiata di Sant’Andrea, em Empoli.

Unidos pelo elo da música, todos esses concertos foram habilmente envolvidos pelo tema Maria Callas, honrando o centenário do nascimento da lendária soprano. A empatia artística entre a Orquestra e os seus parceiros resultou em interpretações impressionantes que ecoaram a alma da diva.

O ensemble da Orquestra Clássica do Centro, composto por Pedro Carvalho, Ana Carvalho, Cristovão Andrade e António Ferreira ao piano, contou com a exímia colaboração do pianista italiano Massimo Salotti. As talentosas sopranos Donatella de Luca, Noemi Umani e Yuko Tsuchiya também se juntaram a esta celebração musical.

O espectáculo foi enriquecido pela presença da actriz italiana Giuliana de Sio e do actor Giulio Forbes, em Livorno, bem como de Diogo Carvalho e Patrícia Ferreira no Bussaco Classical Fest. Com interpretações de obras-primas dos grandes compositores Bellini, Verdi, Puccini e Mascagni, além da leitura tocante do texto sobre Maria Callas por Fulvio Venturi, cada concerto foi um verdadeiro mergulho na essência da música e da arte.

A Orquestra Clássica do Centro, nesta jornada, contou com o apoio da DGARTES e com o patrocínio institucional do Município de Coimbra. Esta parceria transcendental entre Portugal e Itália, abraçando o Festival Mascagni e o Município de Empoli, é uma ode à união cultural e à paixão pela música.

“Por meio da música, cultivamos encontros, erguemos pontes e aproximamos povos e culturas. Este ano, celebramos juntos o nascimento de uma das vozes que ecoam através do tempo: Maria Callas”, afirmou Emília Martins, presidente da Direcção da Orquestra Clássica do Centro.