Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Médicos reconhece contributos notáveis à medicina portuguesa

22 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Ordem dos Médicos reconhece contributos notáveis à medicina portuguesa

A Ordem dos Médicos, através da sua Secção Regional do Centro, vai homenagear três profissionais da Medicina. A cerimónia de entrega da Medalha de Mérito decorrerá no dia 25 de Novembro, às 17h30, no âmbito do 26.º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, no Hilton Porto Gaia.

Os homenageados desta edição são Amélia Pereira, Carlos Freire de Oliveira e José Carlos Marinho, todos inscritos na região Centro. Esta distinção reconhece o contributo destes profissionais para a dignificação da profissão médica e da Medicina em geral.

Amélia Pereira, médica licenciada em Coimbra em 1977 e especializada em Medicina Interna, desempenhou funções clínicas no Serviço de Medicina Interna do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF). Além da sua vasta experiência, foi Chefe de Equipa de Urgência, Coordenadora da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do HDFF e desempenhou papéis cruciais no apoio aos cuidados de saúde primários e de saúde pública.

Carlos Freire de Oliveira, nascido em Ponta Delgada, licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra em 1968. Com uma carreira dedicada à Ginecologia, foi Professor Catedrático na mesma universidade, desempenhando diversos cargos académicos e hospitalares. Destacou-se também no desenvolvimento do ensino da Oncologia na Faculdade de Medicina e na criação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO).

 

José Carlos Marinho, médico de família desde 1985, contribuiu activamente para os rastreios oncológicos na região Centro, tendo integrado a coordenação dos programas de rastreio do Cancro do colo do útero e do cólon e reto na ARS Centro desde 2001. Participou activamente em órgãos da Direcção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro e na Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

A cerimónia, que antecede a sessão de encerramento do Congresso Nacional, é um momento especial de reconhecimento do mérito destes profissionais. Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, destaca a importância de prestigiar aqueles que contribuíram significativamente para a Medicina em Portugal.