Coimbra  6 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Médicos promove conferência sobre a saúde dos profissionais

18 de Novembro 2016

Prevenção do Burnout: mindfulness” é o título da conferência que terá lugar hoje, pelas 21h30, na sala de Miguel Torga, na sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), em Coimbra.

A sessão de abertura irá contar com uma intervenção do presidente da SRCOM, Carlos Cortes. A conferência vai ser proferida por José Pinto de Gouveia, professor catedrático jubilado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e médico psiquiatra, e contará com a moderação de João Redondo (médico psiquiatra e membro do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos).

Este debate “surge no âmbito da campanha ‘Saúde e Bem-estar dos profissionais de Saúde’, promovida pela SRCOM, numa iniciativa pioneira no país em organizações deste género”, explica a Secção Regional, acrescentando que estão envolvidas três áreas: a prevenção do Burnout; a prevenção da violência contra os profissionais de Saúde em contexto laboral e a criação de um gabinete de mediação de conflitos.

Ainda no âmbito desta campanha, a SRCOM realizou um inquérito sobre “Burnout” no sentido de conhecer os fatores que desencadeiam a exaustão e, em simultâneo, desenvolver programas que visem a sua prevenção. Os resultados mostram que 40,5 por cento dos médicos desta região apresentam sinais de exaustão emocional.