Coimbra  24 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Médicos promove webinar sobre “Solidariedade em tempos de Covid”

5 de Junho 2020 Jornal Campeão: Ordem dos Médicos promove webinar sobre “Solidariedade em tempos de Covid”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) organiza, hoje, pelas 21h00, mais um webinar, desta vez subordinado ao tema “Solidariedade em tempos de Covid”.

Os diversos projectos de solidariedade que se iniciaram devido à pandemia, em particular, as iniciativas “Camião da Esperança” e “Todos Por Quem Cuida” são o foco desta sessão, que tem como propósito “perceber o impacto que estes projectos têm junto da sociedade civil”.

“Perante o contexto de especial complexidade face à pandemia covid-19, a solidariedade cresceu sempre a par e passo com a necessidade de dar resposta, em tempo útil, às situações mais emergentes. Em Portugal, a resposta tem sido inexcedível juntando a dedicação de milhares de profissionais, de empresas, instituições públicas e privadas, doadores anónimos”, nota a SRCOM.

Assim, nesta sessão por videoconferência, vão marcar presença as duas iniciativas solidárias já mencionadas, “que muito têm contribuído para minimizar o impacto da pandemia na sociedade portuguesa”.

“Todos por Quem Cuida” é a iniciativa criada pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica – e de outras instituições da sociedade civil, que continua a receber o contributo de inúmeras entidades e pessoas que desejam apoiar os profissionais que estão na linha da frente a combater a covid-19.

Já o “Camião da Esperança” resultou da iniciativa conjunta da Galp, da Rádio Comercial e da TVI, visando dar resposta e minimizar o impacto da pandemia nas zonas do Interior de Portugal continental, através do aumento de testes para ‘SARS-CoV2’, realizados em zonas consideradas mais carenciadas, apoiando também a prestação de cuidados de saúde e outros serviços essenciais.

Na sessão vão marcar presença: Susana Pinto (jornalista TVI e membro do projecto “Camião da Esperança”); Paulo Costa (director geral da GlobalSport e membro do projecto “Camião da Esperança”); Alexandre Marques (director médico da Mundipharma Portugal e membro do projecto “Camião da Esperança”) e Inês Mesquita (anestesiologista, membro do projecto “Todos Por Quem Cuida” e do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos).

A moderação da webinar ficará a cargo de Filipa Coutinho (interna de Ginecologia/Obstetrícia e membro da SRCOM) e Lara Sutil (MGF e membro do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos).

A sessão será transmitida em directo e a participação dos interessados (população em geral e comunidade médica) realizar-se-á através da plataforma digital ‘Zoom’ e na página de Facebook da SRCOM.