Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Médicos: Lista única pela primeira vez na região Centro

21 de Novembro 2016 Jornal Campeão: Ordem dos Médicos: Lista única pela primeira vez na região Centro

Pela primeira vez, uma lista única concorre a todos os órgãos da Ordem dos Médicos da Região Centro, liderada por Carlos Cortes, que se recandidata a um segundo mandato.

O prazo para apresentação de candidaturas terminou hoje, às 18h00, e na secretaria da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos apenas se apresentou um conjunto de listas para os diversos órgãos sob a égide do actual presidente.

Aos jornalistas, Carlos Cortes declarou que isto representa um “balanço positivo” dos três anos de mandato, mas rejeitou a ideia de que se trata de um projecto de “continuidade”, sublinhando que precisa de ser “consolidado” e possui “novas ideias”, destacando o facto de as listas terem entre 70 a 80 por cento de novos elementos.

As principais linhas programáticas, segundo referiu, passam por uma “maior exigência” em relação ao médicos, à medicina e à saúde, a “intransigência” na qualidade da formação médica e a modernização, com novas tecnologias, da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

As eleições na Ordem dos Médicos realizam-se a 19 de Janeiro de 2017 e Carlos Cortes diz que “não há alinhamento” com qualquer dos candidatos a bastonário, sendo “cada um livre de apoiar o candidato que deseja”.

Catarina Oliveira é a mandatária da candidatura única aos órgãos da região Centro e António Freire aos sub-regionais de Coimbra, com o actual bastonário, José Manuel Silva, a concorrer à presidência do Conselho Regional, um órgão que resulta dos novos estatutos da Ordem dos Médicos.

Carlos Cortes, que se recandidata à liderança da Direcção, será acompanhado por Joaquim Murta, para a presidência do Conselho da Região, e Isabel Luzeiro para a do Conselho de Disciplina.

Na sub-região de Coimbra, Corte Real encabeça a lista para a Mesa, Pio Abreu para o Conselho Distrital e Daniel Pereira da Silva para a Assembleia de Representantes.