Coimbra  5 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Médicos e dos Farmacêuticos entregam donativos na Lousã

27 de Maio 2020 Jornal Campeão: Ordem dos Médicos e dos Farmacêuticos entregam donativos na Lousã

As secções regionais do Centro das ordens profissionais dos Médicos e Farmacêuticos vão entregar, amanhã (28), máscaras cirúrgicas e outros equipamentos de protecção individual a três farmácias e a um laboratório de análises clínicas da Lousã.

Os donativos são fruto do movimento “Todos Por Quem Cuida”, que a nível nacional, vai entregar estes materiais a mais de 1000 farmácias e laboratórios de análises clínicas, apoiando, assim “o regresso à actividade regular das unidades mais fragilizadas pelo impacto da doença covid-19, garantindo a protecção dos colaboradores e as condições para prestar cuidados farmacêuticos essenciais para as comunidades locais”, revela os responsáveis pelo movimento.

Na entrega de donativos de amanhã, entre as 10h00 e as 11h30, vão marcar presença o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, e a presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (SRCOF), Anabela Mascarenhas; além de Lúcia Santos, secretária-geral da SRCOF, e Inês Mesquita, vogal do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos. As entidades contempladas são a Farmácia Serrano, Farmácia Fonseca e a Farmácia Torres Padilha, e, também, o Laboratório de Análises Clínicas Arunce.

O movimento “Todos Por Quem Cuida” foi criado pelas duas ordens profissionais, com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica – e de outras instituições da sociedade civil, continuando a receber o contributo de inúmeras entidades e pessoas que desejam apoiar os profissionais que estão na linha da frente a combater a covid-19.

Desde a sua criação, o movimento “Todos Por Quem Cuida” angariou mais de 1,2 milhões de euros e reuniu diverso equipamento hospitalar, para protecção individual e outros materiais determinantes para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses.

“Os donativos estão a permitir comprar diverso equipamento hospitalar para as unidades do Serviço Nacional de Saúde, bem como para instituições dos sectores social e privado”, revela a organização, adiantando que “os donativos serão ainda aplicados e distribuídos pelas farmácias comunitárias e laboratórios de análises que reportaram necessidades, validadas pelo movimento, considerando o impacto da pandemia na sua actividade regular e a equidade no acesso aos medicamentos e aos cuidados farmacêuticos”. Para além dos profissionais de saúde, o movimento pretende também apoiar bombeiros, cuidadores, assistentes operacionais, secretários clínicos, secretários clínicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, e tantos outros.

Neste contexto, os promotores e parceiros desta iniciativa estão a visitar unidades em todo o país para concretizar as entregas e perceber as necessidades e desafios à retoma da actividade regular.

Os contributos podem realizar-se através de transferência bancária para a Conta Solidária “Todos Por Quem Cuida”, que tem os seguintes dados:

  • Conta CGD número 0646 017662 930
  • IBAN PT50 0035 0646 00017662 930 21
  • NIB 0035 0646 00017662 930 21