Coimbra  31 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Médicos do Centro esclarece sobre coronavírus online

8 de Março 2020 Jornal Campeão: Ordem dos Médicos do Centro esclarece sobre coronavírus online

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) promove, amanhã (09), duas sessões de esclarecimento sobre o novo coronavírus (COVID-19), com transmissão online, às 18h30 e às 21h00.

“Na sequência da evolução epidemiológica do coronavírus (COVID-19), e com o objectivo de informar e sensibilizar toda a comunidade, a SRCOM vai promover um ciclo de sessões”, revela, adiantando que “a iniciativa decorrerá em dois momentos distintos – esclarecimento à população em geral e outra sessão destinada exclusivamente a médicos – que contará com a participação de especialistas do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos, do Grupo de Acompanhamento do COVID-19 criado esta semana pela SRCOM, bem como de autoridades de saúde pública da Administração Regional de Saúde do Centro”.

A moderação das sessões estará a cargo de Catarina Matias, médica de família e coordenadora do Gabinete de Organização e Promoção de Actividades da SRCOM.

Recorde-se que o Grupo de Acompanhamento, coordenado pelo director de Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Carlos Robalo Cordeiro, integra médicos especialistas em saúde pública, pneumologia, doenças infecciosas, pediatria, medicina geral e familiar, medicina no trabalho, patologia clínica, medicina intensiva e medicina interna.

A primeira sessão, pelas 18h30, terá a população no centro da acção: esclarecendo perguntas frequentes e esclarecimentos. Uma iniciativa de esclarecimento aberta à população em geral com o intuito de clarificar as principais questões relacionadas com o vírus. Esta sessão conta com a participação do jornalista Pedro Carvalhas.

Já a segunda sessão, às 21h00, é referente ao ‘coronavírus na perspectiva do médico: ponto da situação e planeamento estratégico’. Destinada a médicos e com vista a analisar a situação do COVID-19 em Portugal.

Serão oradores: Carlos Cortes, presidente da SRCOM; Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista, director da FMUC e membro do gabinete de crise da OM (e Coordenador do Grupo de acompanhamento da SRCOM); Luís Trindade, infecciologista do Serviço de Doenças Infeciosas do CHUC e membro do Gabinete de Formação Médica Contínua da SRCOM; Filipe Froes, pneumologista e coordenador do Gabinete de crise da OM; Fernanda Rodrigues, pediatra e membro do grupo de acompanhamento da SRCOM; e João Pedro Pimentel, director do Departamento de Saúde Pública da ARSC.

A comentar estarão: Adriana Gaspar (Saúde Pública); João Porto (Medicina Interna); Carla Araújo (Medicina Interna); Margarida Prata (infecciologista); Arsénio Santos (Medicina Interna); Ana Marques (Pneumologia e Medicina Intensiva); e Eugénio Cordeiro, delegado de Saúde adjunto do departamento de Saúde Pública da ARSC.

“O recurso à transmissão digital é uma alternativa enquanto estiverem em vigor os actuais níveis das medidas preventivas atendendo ao impacto do COVID-19 a nível mundial”, assim, adianta a SRCOM, na sede da Ordem dos Médicos do Centro “estarão apenas os oradores convidados para falar sobre o tema”.

A transmissão da primeira sessão terá lugar no Facebook da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (https://www.facebook.com/seccaocentroordemmedicos), ao passo que a outra será transmitida, também no Facebook, mas no grupo de acesso reservado a médicos.