Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Médicos do Centro debate “o direito ao esquecimento”

8 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Ordem dos Médicos do Centro debate “o direito ao esquecimento”

A Ordem dos Médicos do Centro vai realizar, amanhã (9), entre as 21h30 e as 23h00, o debate sobre “o direito ao esquecimento”, em mais uma sessão dos “Serões com Ética”.

Com a moderação de Bárbara Santa Rosa, assistente convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e assistente com Grau de Consultor de Medicina Legal no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, e Nuno Almeida, professor auxiliar convidado da FMUC, Assistente Hospitalar Graduado no Serviço de Gastrenterologia do CHUC e Curso de Especialização em Direito da Medicina, Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, serão intervenientes nesta sexta sessão: Carla Barbosa , Investigadora Associada do Centro de Direito Biomédico e do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e especialista em Privacidade e Dados Pessoais pelo Conselho da Europa, e Manuel João Brito, Oncologista Pediatra, Assistente Graduado de Pediatria, director de Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra.

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), através do seu Gabinete de Ética e Deontologia, desenvolve cada debate em formato híbrido – presencial, na Sala Miguel Torga; online, através da plataforma Zoom – de forma a proporcionar uma ampla participação.

Recorde-se que esta iniciativa que se iniciou em Maio contempla sete sessões (com interrupção em Agosto), sempre das 21h30 às 23h00. Em cada quinta-feira por mês é desenvolvido um tema diferente, contando com a perspectiva e análise de ilustres palestrantes que irão fazer uma reflexão ética sobre várias questões clínicas, actuais e emergentes.

A última sessão que estava agendada para dia 14 de Dezembro foi adiada para dia 10 de Janeiro por motivos de agenda dos intervenientes. No culminar deste ciclo de debates, a “República do Direito – Associação Jurídica de Coimbra” associa-se a este importante evento organizado pela SRCOM.