Coimbra  8 de Dezembro de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Médicos do Centro debate “E a Ética? – Encontros e Desencontros…”

28 de Setembro 2022 Jornal Campeão: Ordem dos Médicos do Centro debate “E a Ética? – Encontros e Desencontros…”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, através do seu Gabinete de Ética e Deontologia, continua a desenvolver o ciclo de debates, na modalidade presencial, com o tema “E a Ética? Encontros e Desencontros…”.

Durante seis sessões (três das quais já realizadas), todas as quintas-feiras, das 21h30 às 23h00, é desenvolvido um tema diferente, contando com a perspectiva e reflexão de ilustres palestrantes que irão fazer uma reflexão ética sobre várias questões clínicas, atuais e emergentes.

A quarta sessão do curso, que decorrerá esta quinta-feira, 29, e terá como temática “Quem cala consente? As vítimas de violência doméstica”, contando com a participação de Bárbara Santa Rosa, João Redondo e Cláudia Cruz Santos. A moderação desta sessão estará a cargo de Margarida Silvestre e Rita Marques.

Prosseguindo com este ciclo de debates e depois de duas semanas de pausa, a quinta sessão abordará a temática “Better than well! Da cura à potenciação…” no âmbito da qual serão oradores Miguel Castelo-Branco, Jorge Saraiva e Bárbara Santa Rosa. Este debate, marcado para 20 de Outubro, terá a moderação de Teresa Lapa e Miguel Bajouco. Na semana seguinte, no dia 27 de Outubro, será a vez de abordar o tema “Off Label. Quem não arrisca…”. Nesta última sessão serão oradores Pedro Narra Figueiredo, Manuel João Brito e Francisco Batel Marques, com a moderação de Carlos Fontes Ribeiro e Teresa Lapa. O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, estará presente nesta derradeira sessão.

Recorde-se que, a primeira sessão, no dia 8 de Setembro, teve como tema “Medicina baseada na evidência, na tecnologia ou na experiência?”, e a segunda sessão, no dia 15 de Setembro – Dia do Serviço Nacional de Saúde – teve como tema de debate “Há que saber quando parar! Decisão de limitação terapêutica”. No dia 22 de Setembro, com o tema “Eu quero falar! O Consentimento informado em idade pediátrica”, contou com a participação de Margarida Silvestre, Rita Gonçalves e André Dias Pereira, sob a moderação de Manuel João Brito e Alexandra Dinis.

Este ciclo de debates na área da Ética Médica / Bioética decorre na Sala Miguel Torga da Ordem dos Médicos, em Coimbra, é aberto a todos aqueles que, mesmo não sendo médicos, possam ter interesse nestes temas.