Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Médicos do Centro acolhe a apresentação do livro “ANGELI MEDICI”

15 de Junho 2023 Jornal Campeão: Ordem dos Médicos do Centro acolhe a apresentação do livro “ANGELI MEDICI”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) será o palco da sessão de apresentação do livro “ANGELI MEDICI”, da autoria do médico psiquiatra Carlos Mota Cardoso. O evento está agendado para o dia 16 de Junho, sexta-feira, às 18h30, na Sala Miguel Torga, com a participação de ilustres personalidades do meio médico e académico.

A sessão de apresentação contará com a presença de Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, que dará as boas-vindas aos presentes. Isabel Ponce Leão, da Universidade Fernando Pessoa (Porto), e José Luís Pio de Abreu, médico psiquiatra e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, irão conduzir a apresentação da obra. O próprio autor, Carlos Mota Cardoso, também estará presente para compartilhar a experiência e visão por trás da escrita do livro.

A iniciativa, organizada em colaboração com a Ordem dos Médicos do Centro, terá lugar na sede da SRCOM, situada na Avenida D. Afonso Henriques, número 39, em Coimbra.

“ANGELI MEDICI” é uma obra narrativa ficcional que retrata de forma perspicaz os tempos da pandemia, mesclando elementos de realidade com a imaginação do autor. Através desta obra, Carlos Mota Cardoso apresenta uma visão peculiar e envolvente dos desafios enfrentados pelos profissionais de saúde durante esse período conturbado da história. Segundo o próprio autor, “a narrativa cumpre o seu propósito ao aproximar-se dos tristes acontecimentos ocorridos em Portugal e no mundo desde o início de 2020 até a dissolução da pandemia na normalidade epidemiológica”.

Carlos Mota Cardoso, natural de Viseu, é reconhecido como um especialista em psiquiatria, tendo actuado como director do Hospital Conde Ferreira. Além disso, é professor convidado da Universidade do Porto e Académico Correspondente Estrangeiro da Real Academia Nacional de Medicina de Espanha. Sob o pseudónimo de João Trambelo, o autor já publicou outras obras, como “A Última Carruagem”, “A Tirania da Erótica” e “Libertar o Silêncio da Floresta – Ensaio sobre o Sofrimento”.