Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Farmacêuticos e dos Médicos criam conta solidária profissionais

8 de Abril 2020 Jornal Campeão: Ordem dos Farmacêuticos e dos Médicos criam conta solidária profissionais

“Todos por quem cuida” é o nome dado à iniciativa, lançada pela Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Médicos e com o apoio da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) e de outras instituições da sociedade civil, que tem como objectivo “apoiar todos os profissionais que estão na linha da frente a combater a covid-19”.

Trata-se de uma conta solidária, aberta à sociedade civil, e que possibilita a entrega de donativos financeiros, mas também de equipamentos hospitalares, equipamentos para protecção individual e outros materiais determinantes para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses.
O apoio “destina-se a todos os profissionais de saúde, nomeadamente assistentes operacionais, secretários clínicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, enfermeiros, farmacêuticos, médicos e tantos outros, mas, também às forças de segurança, bombeiros, cuidadores, entre outras profissões chamadas a estar na linha da frente e a cuidar de todos nós”, revelam os promotores da iniciativa.

“Este movimento responde a um apelo nacional e materializa a resposta de todos os que desejam apoiar quem cuida, reconhecendo que esta crise só será ultrapassada com a participação, a solidariedade e a união de todos”, notam.
O principal objectivo desta iniciativa conjunta das duas ordens de profissionais de saúde e da indústria farmacêutica é “assegurar que todos os profissionais trabalhem protegidos e com acesso aos equipamentos e dispositivos necessários para salvar vidas e proporcionar os melhores cuidados a todos os doentes com covid-19, mas também aos que continuam a precisar de assistência por outras patologias”.

A identificação das necessidades no terreno será da responsabilidade de uma Comissão de Acompanhamento, que tem também a supervisão da linha de apoio financeiro.

Os donativos, quer de cidadãos, quer de empresas ou instituições, podem ser efectuados por transferência bancária para a conta solidária “Todos Por Quem Cuida” (IBAN – PT50 0035 0646 00017662 930 21).

Contudo, quem quiser doar material, poderá fazê-lo preenchendo um formulário, dando conhecimento do que pretende entregar.

Já os profissionais e serviços de saúde que necessitem de apoio, podem utilizar o endereço de correio electrónico todosporquemcuida@ordemdosfarmaceuticos.pt para identificar carências e solicitar o apoio do movimento “#TodosPorQuemCuida”.

A “dar a cara” por esta iniciativa estão várias figuras públicas, como o apresentador de televisão Manuel Luís Goucha, o ex-jogador de futebol Luís Figo ou o músico João Gil.