Coimbra  16 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Enfermeiros do Centro vai organizar conferências sobre teleconsultas

11 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Ordem dos Enfermeiros do Centro vai organizar conferências sobre teleconsultas

A Secção Regional do Centro (SR Centro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) vai organizar, nos dias 16 e 17 de Fevereiro, conferências digitais com o tema “Consultas à Distância – Recomendações”.

Para a SR Centro da OE, com aumento da prestação de cuidados de enfermagem à distância, durante a pandemia causada pela covid-19, “torna-se fundamental elencar quais as melhores práticas a adoptar na aplicação da Telenfermagem, quais os maiores desafios que se apresentam ao realizar teleconsultas e como devem actuar os enfermeiros nestas situações”.

Assim, durante as duas sessões, que se irão realizar entre as 21h00 e as 23h00, serão apresentadas recomendações, “experiências de consulta de enfermagem à distância já implementadas no nosso país e debatidos aspectos relacionados com a implementação prática e optimização deste tipo de consultas”.

Alguns dos exemplos que serão abordados estão relacionados com a preparação para a parentalidade, (tele) reabilitação respiratória na pessoa com covid-19 e experiência de teleconsulta a pessoas com diabetes.

A primeira conferência terá como moderador Ricardo Ferreira, membro do núcleo de investigação em enfermagem do CHUC e da direcção da Liga Europeia Contra as Doenças Reumáticas. Já as oradoras serão as enfermeiras Carla Silveira e Liliana Silva, havendo o comentário de Liliana Gonçalves, da Associação Nacional de Cuidadores Informais.

A segunda conferência será moderada por Andréa Marques, professora adjunta convidada da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia. As oradoras serão as enfermeiras Vânia Coimbra e Lurdes Serrabulho, contando a sessão com a comentadora Ana Vieira, da Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas.

De acordo com a organização, as sessões “destinam-se a todos os enfermeiros com interesse pela temática”, sendo a inscrição gratuita, mas obrigatória, através do Balcão Único da Ordem os Enfermeiros.