Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Enfermeiros do Centro promove webinar sobre medicina intensiva

10 de Março 2021 Jornal Campeão: Ordem dos Enfermeiros do Centro promove webinar sobre medicina intensiva

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) vai organizar, a 16 de Março, um webinar dedicado à temática da medicina intensiva, em especial sobre o doente com suporte de vida extracorporal.

Durante a sessão online vão ser abordadas “questões relacionadas com o trabalho das equipas e instituições de saúde junto do doente crítico com covid-19, o seu impacto na capacidade de resposta dos cuidados intensivos e emergência e o transporte intra hospitalar e secundário do doente com Suporte de Vida Extracorporal (SVEC)”, informou a organização.

O webinar vai ser moderado por Paulo Oliveira, enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Já Ana Farias, enfermeira especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Santa Maria – Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte; Ivo Cardoso, vogal do conselho enfermagem da SRCentro, e enfermeiro do Serviço Medicina Intensiva do CHUC; Ricardo Cruz, enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, a trabalhar no Centro Referência ECMO do Centro Hospitalar de São João; e Paulo de Sousa, enfermeiro especialista em Cuidados Intensivos no Royal Brompton and Harefield NHS Trust, em Londres (Reino Unido) irão expor as suas experiências no campo da medicina intensiva, tais como o SVEC no tratamento ao doente neonatal e pediátrico, ou os planos de formação nos vários centros de referência ECMO nacionais e internacionais para enfermeiros que prestam cuidados a doentes com SVEC, entre outras.

Segundo a SRCentro da OE, a pandemia da covid-19 teve um impacto significativo na Medicina Intensiva a nível europeu, já que o total de camas desta especialidade era 83 684 e é, actualmente, 110 000.

“Em Portugal, nos últimos meses, houve uma ocupação aproximadamente de 95% das camas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) disponíveis do SNS, consequência do agravamento dos doentes com patologia COVID-19, necessitando de tratamento diferenciado, especialmente em ventilação e Oxigenação por Membrana Extracorporal (ECMO)”, disse a SRCentro da OE.

O webinar, de inscrição gratuita e obrigatória, é aberto a todos os enfermeiros com interesse na área, podendo as inscrições ser feitas através do Balcão Único.

A sessão online vai decorrer entre as 21h00 e as 23h00 de 16 de Março, através da plataforma Cisco Webex.