Coimbra  27 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Orçamento participativo jovem apresentado na Lousã

23 de Abril 2019

A terceira edição do orçamento participativo jovem português, cuja fase de apresentação de propostas encerra a 29 de Abril, foi divulgada, ontem, na Lousã.
A iniciativa consiste num processo de participação democrática em que os cidadãos jovens (14 a 30 anos de idade) apresentam e votam projectos de investimento público.
As propostas podem ser apresentadas através da plataforma https://opjovem.gov.pt .
Ao abrigo da Lei do Orçamento do Estado para 2019, a iniciativa conta com o montante de meio milhão de euros.
Os projectos a admitir contemplam as áreas dos temas-chave do Plano Nacional para a Juventude: educação formal e não formal, emprego, habitação, saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável, governança, participação e igualdade e inclusão social.
Cada proposta, respeitando o montante máximo de 100 000 euros, deve abranger mais do que um concelho e não implicar a construção de infra-estruturas.
A iniciativa, concebida em prol da partilha de ideias, visa fomentar a promoção de territórios, contribuindo para a melhoria da democracia através do reforço das formas de participação pública dos jovens cidadãos.
Embora a referida divulgação haja coincidido com a data imediatamente a seguir ao dia de Páscoa, 12 jovens sentiram-se mobilizados para estar na Lousã, facto que encheu de satisfação o vereador do Município lousanense Orlando Ferreira.