Coimbra  2 de Junho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Orçamento Participativo de Coimbra com novo calendário

13 de Abril 2020 Jornal Campeão: Orçamento Participativo de Coimbra com novo calendário

A edição deste ano do orçamento participativo (OP) da Câmara de Coimbra, no valor de 500 000 euros, foi reprogramada, sendo 30 de Junho a data limite para a apresentação de propostas, anunciou a autarquia.

“O prazo para a apresentação de propostas à terceira edição do Coimbra Participa, fase que está em curso desde o passado dia 01 de Março, foi prolongado de 16 de Abril para 30 de Junho”, por causa das “condicionantes impostas pela pandemia da covid-19”, afirma a Câmara de Coimbra.

O novo calendário visa “permitir uma maior participação pública”, explica o Município, sublinhando que a pandemia implicou o cancelamento dos encontros participativos de “divulgação e dinamização do projecto junto da população”, que também serão reagendados se a situação o permitir.

Ao definir como tema do OP 2020 “Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura”, sob o lema “Correntes de mudança”, a autarquia pretende “utilizar este instrumento de participação pública” como meio para envolver “activamente a comunidade no processo da candidatura”, sustentou o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, na sessão de apresentação do projecto, a 02 de Março.

As propostas devem ser capazes de gerar novos públicos, revitalizar espaços do concelho, suscitar e aumentar o conhecimento da cidade e a circulação de informação, contribuir para a auto-estima e o bem-estar dos seus habitantes, mas revelando sempre a dimensão europeia de Coimbra, sublinhou na mesma ocasião o autarca.

A dotação global desta edição é de meio milhão de euros, distribuídos equitativamente pelo Coimbra Participa e pelo Coimbra Jovem Participa, devendo as propostas ser apresentadas através da página da Câmara de Coimbra na Internet.

Qualquer cidadão que resida, estude ou trabalhe em Coimbra e tenha mais de 14 anos pode apresentar a sua proposta, sendo que o Coimbra Participa é destinado aos cidadãos com idade superior a 30 anos, enquanto o Coimbra Jovem Participa é dirigido aos jovens com idades entre os 14 e os 30 anos.

De acordo com o novo calendário, as propostas serão analisadas na primeira quinzena de Agosto, decorrendo a fase de votação, por voto electrónico, entre 22 de Agosto e 30 de Setembro, estando prevista a apresentação pública dos projectos vencedores para 05 de Outubro.

O regulamento e outras informações sobre o OP 2020 estão disponíveis na página da Câmara Municipal de Coimbra na Internet.