Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Operação “Come On” da PSP ajuda à celebração do Dia do Turismo

26 de Setembro 2019

A Polícia de Segurança Pública (PSP) associa-se às celebrações do Dia Internacional do Turismo, amanhã (27), com a operação “Come On”, que pretende sensibilizar turistas e empresários para a adopção de medidas de segurança.

Esta acção da Polícia, que tem início hoje e se prolonga até domingo (29), é destinada a toda a população, contudo, com mais incidência no sector turístico e nos seus intervenientes directos: os turistas e os empresários ligados ao sector.

O Comando de Coimbra (que inclui a cidade dos estudantes e a Figueira da Foz), o objectivo passa por “desenvolver uma abordagem proactiva que actuará, sobretudo, nas seguintes vertentes:

  • a sensibilização de turistas para a adopção de medidas que promovam a sua própria segurança e a dos seus bens;
  • a sensibilização dos profissionais ligados ao sector do turismo para a questão da segurança;
  • incrementar o acompanhamento de turistas vítimas de crime;
  • identificação de recursos e parceiros existentes para apoio em caso de vitimização;
  • aumentar a presença policial nos locais de maior afluência de turistas.

A Polícia alerta, contudo, todos os cidadãos, para os cuidados que devem ter com os seus bens, evitando trazer objectos de valor consigo.

Deve ser dada especial atenção a locais com grande aglomerado de pessoas, de forma a proteger-se dos “carteiristas”. Outro dos conselhos passa por não deixar objectos de valor visíveis dentro do carro, acondicionando-os no porta-bagagens antes de chegar ao local de estacionamento. Para além disso, é importante reter que deve-se evitar andar sozinho, especialmente à noite e, caso a pessoa se veja confrontada com alguma situação a coloque em risco, tentar manter a tranquilidade e não oferecer resistência.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com