Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oncologia junta investigadores e profissionais de saúde na FMUC

6 de Setembro 2017

“Nutrition, obesity, physical activity & cancer” é o nome do encontro que vai decorrer em Coimbra, entre amanhã (07) e sábado (09), reunindo investigadores e profissionais de saúde de Portugal, Espanha e França.

O local escolhido foi a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), no polo das Ciências da Saúde (polo III), e é organizado pelos parceiros portugueses que integram o projecto ONCONET SUDOE, da Rede Europeia de Investigação Translacional e Inovação em Oncologia.

A FMUC é parceira desta rede, integrando o projecto ONCONET SUDOE, que é cofinanciado pelo Programa “Interreg Sudoe” através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e com um financiamento global de 1,7 milhões de euros.

O encontro é destinado a investigadores e profissionais de saúde e conta com a participação de vários responsáveis por unidades hospitalares, universidades, centros de investigação e associações de todo o país, bem como entidades oficiais da área da saúde.

Segundo a UC, este é atelier “de elevada importância para todos os parceiros do projecto ONCONET SUDOE e para a comunidade médica e científica nacional e europeia”.

O projecto é liderado pela Université Toulouse III Paul Sabatier, em França, e pretende estabelecer uma rede de excelência no que diz respeito à prevenção, diagnóstico, terapia e utilização das tecnologias de informação na área da oncologia.

“Entre os aspectos inovadores do projecto destacam-se a avaliação do impacto da investigação translacional na evolução das práticas clínicas (investigação, tratamento, cuidados primários e cuidados continuados), o estabelecimento de condições médicas e económicas necessárias para garantir a igualdade de assistência ao doente e a igualdade de acesso à inovação terapêutica”, refere a Universidade.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com