Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Olympus cria em Coimbra equipa global pioneira em análise avançada de dados

16 de Maio 2024 Jornal Campeão: Olympus cria em Coimbra equipa global pioneira em análise avançada de dados

A Olympus reforça o seu investimento em Coimbra com a constituição de uma nova equipa global pioneira em Advanced Analytics (análise avançada de dados).

A empresa, instalada do Coimbra iParque, está a recrutar para posições muito especializadas e com relevância na organização a nível global, estando previsto que a nova equipa entre em funções já em Julho.

A Olympus Medical Products Portugal, que inaugurou as novas instalações em 2022, em Coimbra, onde já trabalham cerca de 350 pessoas, é uma empresa líder global de tecnologia médica, dedicando-se exclusivamente à área da saúde, incluindo o serviço de reparação de endoscópios.

Agora, a Olympus está a recrutar para as posições de Head of Data and Analytics platform; Senior Data Solutions and Cloud Architect / Engineer; Senior DataOps, DevOps and MLOps Architect/Engineer e Senior ML engineer / Data Scientist.

Estas posições terão um alcance e relevância globais na organização e a nova equipa será responsável por arquitectar, desenhar, implementar e operar a plataforma Global Data & Analytics da Olympus, interagindo com cientistas de dados, engenheiros de Machine Learning e arquitectos de Cloud & Data da empresa a nível global e reportando directamente à Global Head of Insights & Analytics da Olympus.

Esta equipa poderá trabalhar de modo totalmente remoto, se assim o desejar, e será responsável pela plataforma de dados e análise que integra, por exemplo, dados de clientes e de mercado. A equipa assegurará também a ligação com a unidade digital da Olympus que lida com dados médicos, hospitalares e IoT dos produtos da empresa junto de médicos ou prestadores de cuidados de saúde.

As condições oferecidas pela Olympus são muito competitivas e as pessoas escolhidas vão poder ter um papel activo no desenvolvimento do futuro no que respeita à Med Tech. Os colaboradores da empresa têm vários benefícios como, por exemplo, a flexibilidade na escolha do formato de trabalho (poderá ser remoto, presencial ou híbrido), serviço de cantina, seguro de saúde individual e disponibilização de propostas competitivas para restantes membros da família, 24 dias de férias e dias livres remunerados, como o aniversário e a véspera de Natal. A empresa tem ainda estacionamento disponível, equipado com pontos de carregamento eléctrico.

As instalações de referência para os elementos desta nova equipa serão as da Olympus Medical Products Portugal, em Coimbra, com uma área industrial de 15 mil m2, resultante de um investimento de 34 milhões de euros.

A equipa da OMPP tem já cerca de 350 colaboradores e contribui activamente para a prossecução dos objectivos estabelecidos, como chegar às 25.000 reparações médicas em 2025, a captação e retenção de talento e o ‘ramp up’ de novas tecnologias aplicadas ao negócio de reparação de dispositivos médicos.