Coimbra  19 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital vai abrir candidaturas a bolsas de estudo no ensino superior

7 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital vai abrir candidaturas a bolsas de estudo no ensino superior

Os alunos do ensino superior, residentes em Oliveira do Hospital, podem candidatar-se às bolsas de estudo disponibilizadas pela Câmara Municipal entre 14 de Setembro e 30 de Outubro.

Podem concorrer os alunos oliveirenses que frequentam os estabelecimentos de ensino superior público, particular ou cooperativo, sediados dentro e fora do concelho.

Para apoiar o prosseguimento de estudos aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital, no ensino superior, o executivo deliberou também que o valor orçamental para este programa de atribuição de bolsas se cifra nos 50 000 euros.

Relativamente às bolsas de cariz social, os alunos terão um montante mensal máximo de 30 por cento da Retribuição Mínima Mensal. No que respeita às bolsas por mérito excepcional, serão atribuídas a um total de seis alunos, no valor de 750 euros anuais, a atribuir da seguinte forma: três a alunos que irão frequentar o 1.º ano do ensino superior e que tenham obtido média igual ou superior a 17 valores; e três a alunos que já frequentam o ensino superior e que tenham obtido média igual ou superior a 15 valores.

Os concorrentes deverão preencher cumulativamente os requisitos constantes do regulamento em vigor e deverão apresentar a sua candidatura – até 30 de Outubro – através de impresso próprio datado e assinado juntamente com todos os documentos solicitados, sob pena de exclusão.

As candidaturas podem ser entregues via CTT endereçado ao Município de Oliveira do Hospital; através do site http://siga.edubox.pt ou presencialmente no Balcão Único da Câmara Municipal. O regulamento e o formulário de candidatura podem ser consultados no site do Município (https://tinyurl.com/y8oqpz6x), nos serviços administrativos da Câmara Municipal e demais locais onde se encontra afixado o respetivo edital.

“O apoio aos alunos e suas famílias tem sido uma prioridade da autarquia que procura desenvolver acções que fomentem a educação e o ensino. Consciente das dificuldades económicas que afectam alguns agregados familiares do concelho e que podem constituir obstáculo à prossecução do percurso formativo dos seus membros, a Câmara Municipal pretende contribuir para proporcionar o acesso ao ensino superior a jovens oliveirenses que, não obstante a sua situação económica, desejem continuar a formação académica. Visa ainda fomentar uma cultura de mérito, apoiando alunos que atinjam resultados excepcionais, independentemente da sua condição económico-social”, referiu a autarquia.

Acrescente-se que nos últimos dez anos, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital atribuiu um total de 433 bolsas de estudo para o ensino superior num investimento que ascende a cerca de 420 000 euros.