Coimbra  22 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital renova galardão “Município Amigo do Desporto”

9 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital renova galardão “Município Amigo do Desporto”

O Município de Oliveira do Hospital recebeu a distinção “Município Amigo do Desporto”, atribuído pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, numa cerimónia que se realizou no final da semana passada, em Albergaria-a-Velha.

Durante a mesma sessão, foi também distinguido o projecto “Boccia Sénior”, uma iniciativa desenvolvida pelo Município de Oliveira do Hospital com a parceria das IPSS do concelho, na categoria “Programa de Actividade Física Sénior: Envelhecimento activo e saudável” promovido pela plataforma Cidade Social.

No âmbito do programa municipal “Desporto para Todos”, a autarquia de Oliveira do Hospital tem vindo a incentivar, desde meados de 2017, os utentes seniores a participarem no “Boccia Sénior”. Este projecto arrancou com a oferta de kits para a prática de Boccia a todas as Instituições do concelho, com a valência de idosos e de apoio à deficiência, da rede solidária e lares privados. Posteriormente, foi promovida formação para os técnicos, realizou-se o Encontro Concelhio de Boccia e promoveu-se, ainda, sessões de treino dirigidas a esta população especial.

Segundo o Município, “o projecto ‘Boccia Sénior’ pretende contribuir para a promoção da saúde e bem-estar; promoção do convívio, socialização e até competição; dinamizando a própria modalidade junto das instituições do concelho com a valência de idosos e de apoio à deficiência, alinhado com a Estratégia Municipal de Envelhecimento Activo e Saudável, que tem vindo a assumir crescente importância na acção da Rede Social/PAASI do concelho”.

Para a Câmara, “o presente galardão distingue assim, todos os que têm contribuído para a dinamização deste projecto e todos os praticantes pela sua resposta afirmativa e empenhada a este desafio”.

O programa “Município Amigo do Desporto” constitui uma rede de municípios portugueses, um grupo de partilha de boas práticas, de “benchmarking” e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de actividades físicas e no desenvolvimento desportivo, assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.