Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital recebeu “Creactivity Bus”

12 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital recebeu “Creactivity Bus”

O concelho de Oliveira do Hospital recebeu, entre segunda-feira (8) e hoje (12), o “Creactivity Bus”, um espaço da Fundação “la Caixa” concebido para despertar a criatividade das crianças.

De acordo com o Município, este é “um projecto itinerante que tem como objectivo fomentar a concepção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples”, participando as crianças em workshops com materiais do dia-a-dia e ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

A actividade, que se dirige a alunos dos seis aos 16 anos, é desenvolvida num autocarro que se converte numa unidade móvel e que permite o acesso a pessoas de mobilidade reduzida.

Estacionado junto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, o “Creactivity Bus” recebeu a visita das diversas turmas inscritas que participaram nas sessões com a duração de uma hora, havendo entre cada sessão 15 minutos para higienização do local.

De acordo com a Câmara de Oliveira do Hospital, inscreveram-se nesta iniciativa 647 alunos do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que “se envolveram em diversos jogos que os preparam para enfrentar novos desafios de forma criativa”.

De referir que o “Criactivity Bus” se divide em quatro áreas – Mecânica, Vento, Electricidade e Luz –, havendo em cada espaço diferentes experiências que envolvem a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.

O “Creactivity Bus” é uma iniciativa no âmbito do EduCaixa, programa que engloba toda a oferta educativa do BPI e da Fundação “la Caixa”, e a sua presença em Oliveira do Hospital resulta de uma parceria destas entidades com a Câmara Municipal e com as escolas envolvidas.