Coimbra  31 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital: Quarentena abrange quem chega do estrangeiro

20 de Março 2020 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital: Quarentena abrange quem chega do estrangeiro

A Câmara de Oliveira do Hospital anunciou que vai impor um período de quarentena aos cidadãos oriundos de zonas de contágio comunitário em Portugal e aos que venham do estrangeiro, para travar a pandemia de Covid-19.

Esta autarquia informa que, “em articulação com a autoridade municipal de saúde pública, vai exigir que todos os cidadãos que não residem habitualmente no concelho – e que regressaram ou regressarão com proveniência do estrangeiro ou de zonas de contágio comunitário do país – permaneçam em isolamento profilático durante 14 dias a contar da sua chegada” a Oliveira do Hospital.

“Esta decisão surge em consequência de uma determinação tomada hoje nesse sentido pela delegada de saúde de Oliveira do Hospital, Guiomar Sarmento”, adianta a Câmara Municipal presidida por José Carlos Alexandrino.

Numa nota enviada hoje a José Carlos Alexandrino, Guiomar Sarmento, citada pela autarquia, defendeu que “urge que sejam tomadas medidas de contenção máxima de possível risco de contágio, implementando mecanismo de resposta rápida”.

Por sua vez, o presidente diz “ter consciência da complexidade desta difícil medida, tomada precisamente numa altura em que, por ocasião da Páscoa, se aproxima a vinda de milhares de pessoas de todo o país e do estrangeiro” a Oliveira do Hospital.

Contudo, estando “em causa a salvaguarda da saúde pública e a prevenção da propagação da covid-19”, o autarca “já deu conhecimento formal desta determinação à GNR e a todas as juntas de freguesia”.

“Com esta medida, estamos a proteger as pessoas de quem mais gostamos, os nossos familiares”, afirma, apelando à compreensão dos munícipes e em geral aos visitantes do concelho.