Coimbra  20 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital promove nova edição da Feira do Livro

22 de Maio 2019

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro de 26 a 29 de Maio, no largo de Ribeiro do Amaral.

O evento irá complementar a oferta das livrarias e papelarias da cidade que marcam presença com várias actividades.

Como vem sendo habitual, de edições anteriores, cada um dos dias da Feira do Livro é dedicado a um público específico, proporcionando-se actividades com o objectivo de que toda a população visite e usufrua da oferta cultural. A realização deste certame representa também um incentivo às compras no comércio local.

A abertura oficial da iniciativa acontece no domingo, às 14h30, dia dedicado à Literatura Oral e Tradicional e durante o qual será promovido um encontro de escritores/autores concelhios. A inauguração conta ainda com a presença de Francisco Moita Flores, como autor convidado, que irá apresentar o seu recente livro, num dia que será ainda de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen através de uma exposição biográfica multimédia e uma dramatização do seu conto “Retrato de Mónica”. O dia encerra com a actuação da Tuna Penalvense e da Banda STIV.

Para dia 27 de Maio a programação é dedicada aos alunos do 2º e 3º CEB e do secundário que abre com a dramatização do conto “Retrato de Mónica”. Os alunos dos cursos da Eptoliva vão dinamizar várias iniciativas como leitura de poemas de Camões, textos da poetisa Sophia e ainda a exposição “Fotografar a Ler”. Outras entidades como a Biblioteca Municipal da Sertã, a Quinta S. José Residência Sénior e várias IPSS concelhias vão também dinamizar várias actividades. “Dia 15” vai ser o livro do dia, cuja apresentação decorre pelas 15h00. De destacar ainda o espectáculo de cozinha que o chef João Quaresma vai realizar, com o tema “Cozinha Sustentável – Poupar mais Comer melhor” e a final do concurso de Leitura em Voz Alta.

Terça feira, dia 28 de Maio, o dia é dedicado ao 1º CEB, e vai ter a presença da autora Carmen Zita Ferreira que fará uma leitura encenada do seu livro “Roubar ao Mar”, numa programação dedicada aos mais novos. No final do dia haverá ainda uma mesa redonda com alguns autores concelhios e para fechar o programa segue-se uma actuação do Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital.

Para o último dia da Feira do Livro, que é dedicado ao pré-escolar, a escritora Carmen Zita Ferreira fará a leitura encenada da sua obra “Dois Dedos de Conversa”. Esperam-se ainda jogos tradicionais, hora do conto e uma exposição com o tema “Brinquedos com materiais reciclados”. Destaque ainda para a realização da segunda caminhada “O que nos liga”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, às 20h30, encerrando assim a programação deste último dia do certame.

Ao longo dos quatro dias de Feira do Livro, destaque para as diversas oficinas experimentais para crianças e famílias, jogos de tabuleiro, oficinas temáticas, pinturas faciais e modelagem de balões, momentos de animação de rua, serviço de cafetaria, entre muitos outros que complementam a programação do certame.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com