Coimbra  21 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital promove leitura no Verão

26 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital promove leitura no Verão

As Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital estão a dinamizar a actividade “Leitores de Verão”, de forma a acompanharem o público durante as férias.

De acordo com o Município de Oliveira do Hospital, ao longo deste mês estão a ser disponibilizados livros, jornais e revistas no complexo das Piscinas Municipais e nas praias fluviais do concelho. O posto dos “Leitores de Verão” encontra-se perto do nadador salvador, “que se assume como interlocutor junto dos banhistas que procurem este serviço”, disse a autarquia.

Esta iniciativa da Câmara de Oliveira do Hospital, dinamizada através das Bibliotecas Públicas Municipais, em Oliveira do Hospital e em Lagares da Beira, insere-se no programa promovido pela Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, intitulado “Bibliotecas de Verão”. Através desta iniciativa, dinamizada em todo o país, as bibliotecas públicas estendem os seus serviços a locais de veraneio como praias, piscinas e jardins.

Ao aderir a esta iniciativa, através do programa “Leitores de Verão”, as Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital têm como objectivos primordiais promover a leitura, incentivar o conhecimento fornecendo informação actual, chegando a mais utilizadores e conquistando novos leitores. Além de jornais e revistas, são disponibilizados livros de diferentes géneros e para as diferentes faixas etárias, cumprindo com todas as normas da Direcção-Geral da Saúde.

“Procurando a aproximação às pessoas, também o projeto ‘Biblioteca no Largo’ continua a desenrolar-se a bom ritmo”, disse o Executivo. Lançado em 2018 pelo Município de Oliveira do Hospital, através das Bibliotecas Públicas Municipais, o projecto tem vindo a garantir um acesso facilitado à leitura aos residentes nas aldeias mais distantes da sede do concelho de Oliveira do Hospital através da parceria estabelecida com a Unidade Móvel de Saúde, da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

Os objectivos do projecto são a promoção da leitura e a aproximação entre as Bibliotecas Públicas Municipais e os habitantes no concelho e vem aliar e potenciar os cuidados de saúde do corpo e do intelecto. Aproveitando a visita da Unidade Móvel de Saúde, fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Fundação Aurélio Amaro Diniz, as Bibliotecas fornecem livros, jornais e revistas que podem ser requisitados e lidos pelos habitantes das aldeias.

Segundo o Município, “trata-se de um projecto cultural que pretende fomentar o gosto pelo livro junto dos cidadãos e incentivar a leitura nas aldeias contribuindo, desta forma, para uma verdadeira democratização da leitura no concelho de Oliveira do Hospital”.

“Esta foi também uma forma encontrada pelo Executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para valorizar os cidadãos que residem afastados dos centros urbanos, com as dificuldades inerentes”, disse o Município, acrescentando que a “Biblioteca no Largo” estará assegurada de forma contínua nas várias localidades, de acordo com o seguinte itinerário da Unidade Móvel de Saúde – Pinheirinho; Casal Outeiro; Casal de Abade; Cabeçadas e Lourosa; Galvã; Meda; Campo; Pombal e Seixal; Rio de Mel; Parceiro e S. Gião; Gramaça; Chão Sobral; Vale de Maceira; Casal Cimeiro; Goulinho; Cimo da Ribeira; Avelar e Ponte das Três Entradas.