Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital: projecto-piloto cria brinquedos e decoração com material usado

8 de Março 2021 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital: projecto-piloto cria brinquedos e decoração com material usado

No Centro Escolar de Nogueira do Cravo, em Oliveira do Hospital, deu-se início a um projecto-piloto para a construção de mobiliário decorativo e brinquedos com recurso à reutilização de materiais.

Nas últimas semanas, durante as quais as aulas decorreram à distância, funcionárias da escola, com o apoio da coordenadora do Centro Escolar, realizaram várias peças de mobiliário decorativo e brinquedos que, segundo a autarquia, “vão agora enriquecer o espaço exterior e fazer as delícias dos alunos quando regressarem à sua escola”.

“Uma caixa de areia que se transforma em banco, uma casinha de brincar feita de paletes, ou um carro feito de pneus pronto a acelerar são alguns dos exemplos que vão surpreender as crianças do pré-escolar e do 1.º CEB que frequentam o Centro Escolar de Nogueira do Cravo”, disse o Executivo.

Graça Silva, vereadora da Educação, destaca a “arte, engenho e criatividade e mais do que isso, muita vontade em querer fazer da sua segunda casa, a escola, um espaço acolhedor para as crianças que a frequentam”.

A responsável agradece o “empenho das funcionárias, coordenadora do Centro Escolar, bem como dos funcionários da Câmara Municipal que auxiliaram em alguns pormenores” no “excelente trabalho concretizado”, dando início a um “projecto-piloto a realizar noutras escolas”.

Com este projecto pretende-se idealizar e concretizar peças e objectos para decorar a escola, com o objectivo de a tornar “mais agradável e acolhedora para crianças, colaboradores e comunidade educativa, tendo por base os princípios da reciclagem, reutilização e reaproveitamento de materiais usados”, disse a autarquia.

Para a Câmara, decorar espaços com coisas usadas é “ar um importante contributo para a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental provocado pelo lixo produzido, e para uma melhor qualidade de vida de todos”.

De referir que, nos últimos anos, o Município de Oliveira do Hospital, através dos pelouros do Ambiente, Educação e da Floresta e Desenvolvimento Rural, tem dinamizado actividades dirigidas a públicos de diferentes idades, de forma a sensibilizar a comunidade para a reutilização de materiais e para a sustentabilidade.