Este domingo, o Município de Oliveira do Hospital realizará uma cerimónia em memória dos seis anos do trágico incêndio ocorrido em 15 de Outubro de 2017.
A cerimónia terá lugar às 10h30, com a celebração de uma missa na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, onde serão acesas 13 velas em memória das treze vítimas mortais.
Neste mesmo dia, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, e o seu Executivo, prestarão uma homenagem às vítimas do devastador incêndio. Realizar-se-á uma romagem aos cemitérios das localidades do concelho onde estão sepultadas. Coroas de flores serão depositadas nos cemitérios de Avô, Ervedal da Beira, Nogueira do Cravo, São Gião, São Paio de Gramaços, no cemitério antigo de Oliveira do Hospital, Travanca de Lagos e Vila Pouca da Beira.
Ao longo do dia, os sinos das igrejas repicarão 13 vezes em homenagem às vítimas falecidas.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, sublinha que esta cerimónia evocativa representa um momento de profunda homenagem às vítimas e suas famílias. O autarca relembra que os habitantes de Oliveira do Hospital jamais esquecerão o fatídico incêndio de 15 de Outubro de 2017, que ceifou a vida de 13 pessoas, vitimou inúmeros animais, arrasou 97% da floresta e devastou centenas de habitações e empresas.
Enaltecendo a forma heróica como a comunidade de Oliveira do Hospital se ergueu de uma tragédia sem precedentes na sua história, o autarca enfatiza que é um imperativo evocar este dia que perdurará eternamente nas nossas memórias.