Coimbra  17 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital poupou 425 000 euros em electricidade desde 2013

24 de Julho 2019

O Programa de Eficiência Energética, criado em 2013 pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para promover a redução do consumo de energia eléctrica e consequentemente a facturação, já permitiu ao Município poupar cerca de 425 000 euros.

Durante os anos de 2017 e 2018 o Município de Oliveira do Hospital implementou várias medidas de eficiência energética, maioritariamente aprovadas no âmbito de candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética e ao Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo.

Estas medidas passaram fundamentalmente pela substituição de sistemas de iluminação e de águas quentes sanitárias, tendo sido implementadas em edifícios que são propriedade do Município e que apresentavam maiores consumos de energia eléctrica, como o Pavilhão Municipal; o Edifício da ESTGOH; os Paços do Município; a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital; o Centro Escolar de Nogueira do Cravo; e, ainda, o edifício sede da Eptoliva.

Com estas medidas, a Câmara Municipal promoveu a substituição de 2 105 luminárias, a instalação de 10 painéis solares e uma caldeira a ‘pellets’, num investimento total de cerca de 92 000 euros.

Para ir ao encontro dos objectivos de desenvolvimento sustentável, o Município promoveu, também, várias acções de sensibilização junto da comunidade, do comércio local e do público escolar, “para a adopção de práticas sustentáveis, nomeadamente na questão da eficiência energética e gestão de resíduos, que contribuam para a preservação do ambiente e melhoria da qualidade de vida”.

De salientar que com a implementação destas medidas, o Município de Oliveira do Hospital, desde 2013, já poupou 739 817 kWh de energia eléctrica, correspondendo a uma redução efectiva de 12 por cento no consumo de energia eléctrica.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com