Coimbra  1 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital melhora classificação e renova Bandeira Verde ECOXXI

23 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital melhora classificação e renova Bandeira Verde ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que reconhece publicamente a adopção de boas práticas de desenvolvimento sustentável através da concretização de medidas, acções e políticas a nível municipal.

Em 2020, Oliveira do Hospital alcançou o melhor resultado de sempre, com 75,2% de pontuação, e classificou-se no 2.º lugar entre os municípios da CIM Região de Coimbra, vendo-lhe ser atribuída esta Bandeira Verde, numa cerimónia que decorreu, na passada semana, online em virtude da pandemia covid-19.

O ECO XXI avalia e reconhece o desempenho do Município na construção da sustentabilidade e com este galardão, Oliveira do Hospital obtém a menção de “Município Verde Sustentável”.

A melhorar os resultados de edição para edição, o Município oliveirense, que vem sendo galardoado desde 2013, vai assim hastear novamente o galardão da sustentabilidade junto dos Paços do Município, em cerimónia a decorrer no próximo mês de Janeiro.

O galardão distingue boas práticas de sustentabilidade, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: “Educação no sentido da sustentabilidade” e “Qualidade ambiental”.

Em causa está a avaliação de 21 indicadores que evidenciam boas práticas de sustentabilidade.

Com critérios cada vez mais exigentes para a atribuição dos galardões, Oliveira do Hospital, para além de ter aumentado a sua pontuação global nesta sétima candidatura obteve também destaque nacional em vários indicadores.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador com o pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida, a renovação desta Bandeira Verde “é um compromisso com as novas gerações para o uso sustentável dos recursos, um compromisso com a cidadania activa, é um compromisso firme com a sustentabilidade e o futuro, efectivamente, este é um reconhecimento das boas práticas da comunidade Oliveirense. O prémio é, pois, dos cidadãos e das instituições, agora é continuarmos o bom ritmo das melhorias”.