Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital lança Programa de Apoio aos Apicultores do Município

21 de Julho 2023 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital lança Programa de Apoio aos Apicultores do Município

O Município de Oliveira do Hospital, de acordo com deliberação camarária a 20 de Julho, acaba de lançar um Programa de Apoio aos Apicultores que se traduzirá na atribuição de alimentação para as colmeias e armadilhas para captura da vespa asiática.

Poderão concorrer ao Programa todos os apicultores residentes e com actividade apícola no município de Oliveira do Hospital.

O pedido de apoio deverá ser efectuado entre 24 de Julho e 31 de Agosto de 2023 através da página do Município – em https://tinyurl.com/57t9dtfp e remetido para o email geral@cm- oliveiradohospital.pt , – ou presencialmente no Balcão Único. A candidatura tem de ser obrigatoriamente instruída com documento comprovativo de residência no Município de Oliveira do Hospital e o registo de actividade apícola no Ministério da Agricultura.

Consciente da importância das abelhas no ecossistema, o Município de Oliveira do Hospital tem estado muito atento aos problemas que os apicultores enfrentam, como a escassez de alimento que se verifica em determinadas alturas, em virtude das alterações climáticas que afectam a normal regeneração da flora.

Actividade económica ancestral, a apicultura assume relevância no contexto da agricultura sustentável, e como nota o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, é importante apoiar a apicultura para a sua valorização e reforço desta actividade, num contexto em que assistimos, no concelho, a uma multiplicação dos investimentos na área da fruticultura dedicada a variedades regionais, onde a polinização é fundamental.

Este Programa de Apoio aos Apicultores é mais um contributo e investimento da autarquia para fomentar uma importante actividade económica com relevo e história no nosso município, refere o autarca, contribuindo não só para estimular a produção de mel, mas também para reforçar o papel que as abelhas têm na manutenção da biodiversidade e polinização de culturas, sobretudo em meio rural.

Por outro lado, torna-se necessário incentivar o combate à vespa asiática, uma espécie invasora com elevado poder destrutivo das colmeias. Nos últimos anos, o Município de Oliveira do Hospital tem mantido uma campanha activa de sensibilização junto da população para comunicação de avistamentos bem como de combate, instalação de armadilhas e destruição de ninhos desta invasora procurando assim diminuir o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das nossas populações e da nossa actividade apícola.