Coimbra  12 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital: Jovem representa Portugal em Mostra Internacional

18 de Outubro 2019

Rodrigo Carvalho, um jovem de Oliveira do Hospital, vai representar Portugal na próxima edição da Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia que arranca terça-feira (22) e decorre até dia 25 de Outubro, em Novo Hamburgo, Brasil.

Promovido pela Fundação Liberato, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia conta, este ano, com a participação de cerca de 750 projectos de vários países.

O jovem português, que representará o país, destacou-se na 12.ª Mostra Nacional de Ciência, com o projecto “Bembiber: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias”.

Desenvolvido por Rodrigo Carvalho e orientado pela professora Honorata Pereira, da Eptoliva, “o projecto aproveita o soro de leite de ovelha resultante da produção de queijo e produz gin, manteiga e sal com aroma a queijo”.

Segundo o jovem investigador “o soro de leite de ovelha não tem qualquer valor no mercado, acabando por ser libertado como efluente em cursos de água, provocando a poluição e a contaminação das águas. Todos os sub-produtos resultantes da produção do gin foram reaproveitados e transformados em produtos com valor económico, como sejam manteigas e o sal com aroma a queijo”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com