Coimbra  5 de Agosto de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital: Igreja Matriz de Aldeia das Dez vai receber concerto

20 de Maio 2021 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital: Igreja Matriz de Aldeia das Dez vai receber concerto

A Igreja Matriz de Aldeia das Dez, em Oliveira do Hospital, vai receber, no próximo sábado (22), pelas 21h00, o concerto do grupo vocal “Segue-me à Capela”.

O espectáculo integra o 3.º ciclo de programação “Coimbra Região de Cultura”, da Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM-RC), inserido na temática “Espirito do Lugar”.

As “Segue-me à Capela” são um grupo de sete mulheres, oriundas de Coimbra, que trabalha a música tradicional portuguesa, usando a voz como principal instrumento. A percussão e alguns elementos cénicos reforçam os climas gerados a partir do canto.

O concelho de Oliveira do Hospital está, uma vez mais, na rota do projecto “Coimbra Região de Cultura” e a CIM de Coimbra já informou que ao abrigo deste projecto, e até Outubro, serão realizadas várias iniciativas por todo o território – 34 apresentações dos vencedores do concurso “Convocatória Aberta”, 29 espectáculos e 19 visitas performativas –, “representando um sinal do apoio incondicional a um importante sector em termos de coesão social e desenvolvimento regional”, disse o Município de Oliveira do Hospital.

Segundo a autarquia, o programa cultural do 3.º ciclo de programação “Coimbra Região de Cultura” é ecléctico e integra “tanto a música com raízes mais populares e tradicionais, como ópera, e tanto apresenta nomes conceituados a nível nacional como projectos emergentes a nível regional, que derivam do concurso ‘Convocatória Aberta’, havendo também espaço para a criação cultural com e para as comunidades e agentes culturais locais, através do projecto Re-Existir”.