Coimbra  22 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital: Festa do Queijo Serra da Estrela vai decorrer online

3 de Março 2021 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital: Festa do Queijo Serra da Estrela vai decorrer online

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital vai realizar-se, entre 13 de Março e 13 de Abril, de forma online, através da plataforma Dott, que estará disponível no website do Município.

Segundo a Câmara Municipal, os produtores de vinho do Dão vão juntar-se à festa online, “vendendo, através da mesma plataforma, alguns dos melhores néctares que se produzem no concelho de Oliveira do Hospital, que integra a Região Demarcada do Dão”.

A programação do evento está direccionada para diferentes públicos e vai abordar “temáticas como a gastromania, artesanato, usos e costumes, património histórico e arqueológico, entre outros”.

Assim, a Festa vai contar com o fabrico de queijo/requeijão ao vivo; a apresentação de produtos endógenos e o artesanato; ‘shows de cooking’, tendo sempre como base o Queijo da Serra da Estrela; palestras e exposições temáticas e animação cultural.

Para os mais novos, numa vertente lúdico pedagógica, estará em funcionamento a Escolinha do Queijo, “com a execução de várias actividades centradas no Queijo Serra da Estrela e na actividade ligada à pastorícia”, informou a Câmara Municipal.

A 13 de Março, primeiro dia do evento, entre as 09h00 e as 13h00, a habitual Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional – Da Nossa Terra – vai ser dedicada à Festa do Queijo Serra da Estrela e contará com a participação de produtores de queijo DOP e outros produtos locais de qualidade.

O evento, que é considerado a maior feira de queijo de Portugal, “tem como objectivo principal promover o Queijo Serra da Estrela e outros produtos endógenos da região”, disse a autarquia.

O Executivo destacou o concurso de gastronomia “Com Queijo da Serra da Estrela”, realizado na última década, com a colaboração de vários parceiros locais e apadrinhado pela chefe Cristina Manso Preto, cujas receitas vencedoras deram origem ao livro de edição do Município de Oliveira do Hospital que será lançado no âmbito da programação desta edição.

Segundo o Município, “a Festa do Queijo Serra da Estrela tem sido uma das grandes alavancas da economia local, estimando-se que tenha um impacto económico de sensivelmente 2,5 milhões de euros e um retorno mediático superior a 40 milhões de euros, de acordo com os últimos estudos de monitorização realizados pela ‘Cision Portugal’ – líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media”.

Recorde-se que, no ano passado, o evento tinha confirmada, pelo quarto ano consecutivo, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, mas este foi cancelado devido à pandemia da covid-19.

Por iniciativa da CIM Região de Coimbra, em parceria com a dott.pt e a Esfera CTT, este cancelamento deu início àquela que foi considerada a primeira feira digital do país – a Feira do Queijo DOP – inaugurada a 15 de Abril, por Maria do Céu Albuquerque, ministra da Agricultura, e por José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Nos últimos anos, a organização da Festa do Queijo Serra da Estrela tem apostado em conhecidos actores e humoristas para a promoção da iniciativa, como Fernando Mendes, Manuel Melo, Fernando Alves, da dupla Quim Rosas & Zeca Estacionâncio e João Baião, que este ano voltará a dar a cara pelo evento.

“Prometendo ser um evento digital muito mediatizado, a Festa do Queijo vai estar em destaque, nos dias 12, 13 e 14 de Março, com um programa disponível em formato online, a divulgar brevemente nas redes sociais do Município”, afirmou o Executivo.

O arranque desta edição será marcado com o programa “Terra-a-Terra”, que será transmitido directamente de Oliveira do Hospital, no dia 12 de Março, entre as 15h00 e as 16h00, na TSF. Já na tarde de 14 de Março, “as atenções estarão centradas na emissão do programa ‘Somos Portugal’ da TVI, entre as 14h00 e as 20h00, que irá mostrar a maior Festa do Queijo Serra da Estrela digital nos ecrãs de televisão de Portugal e do estrangeiro”.

Em termos desportivos, a tradicional prova de BTT – Maratona BTT Lazer ARCC – vai realizar-se, entre 14 e 31 de Março, de forma virtual, com os participantes a escolherem o local e a distância a percorrer, que será entre 30 e 45 quilómetros. Esta prova é organizada pela ARC Catraiense/BTT Lazer, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital.