Coimbra  28 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital é palco da 12.ª Taça Nacional de Futsal ANDDI

16 de Fevereiro 2022 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital é palco da 12.ª Taça Nacional de Futsal ANDDI

ANDDI e o 2.º Encontro Nacional de Actividade Adaptada, numa organização da ANDDI Portugal – Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual, em parceria com a ARCIAL e Município de Oliveira do Hospital, no âmbito das suas políticas municipais de valorização do desporto e de promoção do desporto para todos. Os jogos terão lugar no Pavilhão Municipal e no Pavilhão da Escola Secundária, contando com o apoio do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e da Fundação Albino Mendes da Silva.

Com início a partir das 10h00, as duas competições irão envolver um total de 13 equipas, representantes de nove clubes, que trarão à cidade perto de centena e meia de visitantes.

O programa do evento integra também um estágio da selecção nacional de Síndrome de Down, actual campeã europeia desta vertente da modalidade, que se irá concentrar em Oliveira do Hospital na sexta-feira (18), no âmbito da preparação que tem vindo a efectuar para o Campeonato do Mundo que se realizará em Abril, no Peru. A equipa nacional fará dois treinos no pavilhão da escola secundária, parte deles em conjunto com alunos do AEOH. Pelo meio, a delegação deverá ser recebida nos Paços do Município pelo presidente da autarquia e os vereadores do executivo em permanência.

O Município de Oliveira do Hospital, que integra a Rede de Municípios Amigos do Desporto, congratula-se por ser o anfitrião da realização desta Taça Nacional de Futsal de Desporto Adaptado. Nas palavras do vereador com o pelouro do Desporto, Nuno Ribeiro, trata-se de “mais uma oportunidade para valorizar o papel do desporto na nossa sociedade que, para além da competição desportiva que é importante, contribui para a saúde, educação, formação integral, valorização e integração social”.

Por sua vez, Artur Abreu, presidente da Direcção da ARCIAL, afirmou que a realização do evento vai de encontro à Missão da instituição, que sempre procura “intervir activamente na comunidade”, e lembrou que a instituição criou a Academia de Desporto Adaptado porque identificou a prática desportiva como “um dos veículos de eleição na promoção dos direitos da pessoa com deficiência, uma vez que permite criar situações de interação com o meio envolvente e possibilita o aumento da autoestima e da experiência da vida em sociedade ao público que servimos.”