Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital distinguida como “cidade de excelência”

11 de Março 2019

A bandeira “Cidade ou Vila de Excelência – Nível III” foi entregue a Oliveira do Hospital, como reconhecimento público do meritório trabalho que o Município tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação urbana.

A entrega, hoje anunciada, ocorreu sexta-feira e efectuada pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, reconhecendo-se a “excelência nos eixos da regeneração, acessibilidade para todos e vila turística”.

Com este galardão são distinguidas as práticas inovadoras nos eixos da mobilidade e da regeneração urbana, bem como o grau de evolução da implementação do Plano de Acção Local proposto para a cidade de Oliveira do Hospital e para a vila de Avô, aquando da adesão destes membros à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, nos eixos “Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável”, “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana” e “Cidade ou Vila Turística”.

O presidente da Câmara congratulou-se pela “distinção altamente prestigiante”, atribuída desde 2013, e que “representa o reconhecimento do trabalho de excelência que tem vindo a ser desenvolvido ao nível da qualificação do território, sobretudo nos eixos da regeneração, acessibilidade para todos e turismo”.

No mesmo dia em que foram também hasteadas as bandeiras “Autarquia + Familiarmente Responsável” e “ECO XXI”, José Carlos Alexandrino não deixou de notar a certificação por parte de entidades independentes, atestando que “estamos a cumprir a nossa missão com políticas de boas práticas de sustentabilidade, no caso da EcoXXI, e em matéria das políticas municipais de apoio às famílias”.

Os resultados obtidos levam Paula Teles, presidente do ICVM, a sublinhar que o trabalho desenvolvido em Oliveira do Hospital “é exemplo para outros municípios”, acrescentando tratar-se de “um “território do Interior que se esforça para seguir o que são as tendências europeias, em diferentes áreas, para atrair novos públicos e pessoas”.

Para o coordenador do projecto Rede Cidades e Vilas de Excelência, Pedro Ribeiro da Silva, Oliveira do Hospital “é, talvez, a cidade que apresenta mais acções concretizadas nos últimos anos e há uma transversalidade nelas que é relevante”, referindo-se a áreas como a urbanidade e mobilidade, a eficiência energética, a cultura, o turismo, ou a ligação cidade e ruralidade, a fruição do espaço urbano com o desporto.

Vila de Avô

Destacam-se enquanto acções urbanas de maior ênfase na cidade de Oliveira do Hospital, no âmbito da “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”, a revitalização económica e cívica do “casco” histórico, através de eventos como o “Há Festa da Zona Histórica”, o programa “mOHve-te” e a campanha de promoção do comércio tradicional na quadra natalícia; bem como a requalificação e ampliação da Casa da Cultura César Oliveira e envolvente, para criação de Centro Cultural; a beneficiação da avenida de Dr. Carlos Campos, ou a disponibilização da plataforma “A minha rua”.

No âmbito da “Cidade ou Vila de Eficiência Energética/Smart City” destacam-se ações como a substituição de luminárias convencionais para outras de tecnologia LED; eliminação de lâmpadas de vapor de mercúrio da rede de iluminação pública; aprovação de candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética e ao Plano de Promoção de Eficiência no consumo; criação de bases para tornar a cidade uma Smart City ou ainda submissão de candidatura à linha de apoio à disponibilização de Redes Wi-Fi, “Wi-Fi – OliveiraDigital”.

Relativamente, à vila do Avô, no âmbito da “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana” destacam-se a requalificação do miradouro de Avô e a beneficiação da praia fluvial de Avô, com a recuperação das infraestruturas danificadas pelos incêndios de Outubro de 2017 e posteriores intempéries.

A activação da Grande Rota do Alva, através do instrumento financeiro PROVERE iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas é a acção que se realça no âmbito de “Cidade ou Vila Turística” na vila de Avô, para além de outras iniciativas de vertente turística e de educação ambiental.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com