Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital distinguida com a Bandeira da Ética e o Cartão Branco

2 de Maio 2022 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital distinguida com a Bandeira da Ética e o Cartão Branco

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de receber a Bandeira da Ética e vê, assim, reconhecido e certificado o seu trabalho na promoção dos valores éticos através do desporto.

O galardão é atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e foi entregue durante a realização da Conferência Desporto em Debate, no dia 29 de Abril, pela mão de José Carlos Lima, coordenador do PNED.

É o reconhecimento dos esforços realizados pela autarquia na promoção de valores nas diversas actividades que realiza bem como através das parcerias com clubes desportivos e outras entidades, encarando o desporto como uma ferramenta de desenvolvimento humano e um espaço privilegiado para a transmissão de valores éticos.

Na mesma altura foi também entregue ao Município de Oliveira do Hospital o Cartão Branco, um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. A adesão a este instrumento dá ao Município a possibilidade de o aplicar nos eventos desportivos, competições e iniciativas que dinamiza, ao mesmo tempo que informa e sensibiliza os vários agentes desportivos para a sua aplicação, promovendo a Ética Desportiva.

O vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, congratula-se pela atribuição da Bandeira da Ética e do Cartão Branco ao Município e sublinha que tem sido um desígnio da autarquia a promoção da ética desportiva no concelho, assente no lema “mOHve-te por valores”. Também por isso foi criado um Programa de Apoio à Promoção da Ética no Desporto assente em quatro eixos de acção essenciais: promoção da ética desportiva nas associações desportivas concelhias; dinamização de campanha de promoção desta temática; promoção da ética desportiva nas escolas; e por fim a formalização da declaração de parceria concretizando vários objectivos com as associações/clubes que se assumam como parceiros do Município de Oliveira do Hospital.

Os dois reconhecimentos foram entregues durante a conferência Desporto em Debate dedicada ao tema “Desporto: Ética e Bem-Estar” e que contou com um painel de especialistas constituído por: Jorge Silvério, psicólogo da Selecção Nacional de Futsal, com a intervenção “Mente sã em corpo são”; José Carlos Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, que abordou “Ética no desporto – o papel dos pais”; e por fim o ex-árbitro internacional de futebol, Duarte Gomes que é também embaixador da Ética Desportiva e comentador desportivo, que propôs uma reflexão sobre “A Ética e os diferentes agentes desportivos”.

A iniciativa – que teve casa cheia e foi transmitida online, encontrando-se acessível na página de facebook da autarquia – foi o momento escolhido para Oliveira do Hospital, um “Município Amigo do Desporto”, fazer um reconhecimento público aos diversos agentes desportivos que se destacaram na época 2020-2021, entregando os Votos de Reconhecimento Municipal atribuídos pelo executivo autárquico.