Coimbra  7 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital disponibiliza 250 000 euros para apoiar comércio

17 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital disponibiliza 250 000 euros para apoiar comércio

A Câmara de Oliveira do Hospital vai apoiar financeiramente o comércio local afectado pela pandemia de covid-19 com um montante que pode chegar aos 250 000 euros.

A autarquia liderada por José Carlos Alexandrino informa que o Executivo aprovou por unanimidade, na semana passada, o “Programa Municipal de Apoio ao Comércio Local”, designado “PACK’L”.

“Está em causa a sobrevivência do nosso comércio e de muitas actividades económicas do concelho, pelo que, paralelamente às ajudas que o Governo tem vindo a disponibilizar, a Câmara Municipal, dentro das suas disponibilidades financeiras, tem o dever de apoiar os nossos empresários”, afirma o autarca.

Trata-se de um programa que visa conceder ajuda financeira às empresas, incluindo firmas em nome individual, para “combater os graves e impactantes efeitos da pandemia” na economia do concelho.

Este apoio, não reembolsável, será “pago na modalidade de prestação única”, adianta o Município de Oliveira do Hospital.

O “PACK’L” prevê um apoio de 500 euros “para quebras de facturação entre 20 e 50 por cento”, registadas de 01 de Março a 31 de Dezembro de 2020, face à facturação do mesmo período de 2019.

As quebras de facturação superiores a 50 por cento, nos períodos homólogos, serão atenuadas com uma verba de 1 000 euros.

O prazo das candidaturas, “analisadas por uma comissão técnica independente criada para o efeito”, abriu esta semana e decorre até 30 de Junho, havendo ainda uma segunda fase, entre 01 de Julho e 31 de Dezembro.

“Merecerão especial atenção os sectores da restauração e similares, o comércio a retalho e empresas prestadoras de determinados serviços”, de acordo com aquele documento.

Cada candidatura é concretizada com o preenchimento de um formulário, disponível na página de Internet do município, no endereço www.cm-oliveiradohospital.pt, o qual, acompanhado da documentação exigida, deverá ser enviado à autarquia através do e-mail apoiocomercio@cm-oliveiradohospital.pt.