Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital destruiu 367 ninhos de vespas em 2020

16 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital destruiu 367 ninhos de vespas em 2020

O Município de Oliveira do Hospital destruiu, em 2020, 367 ninhos de vespas, dos quais 311 da espécie asiática, 50 da crabro, quatro da germânica e dois de espécie comum.

A autarquia oliveirense tem vindo a investir no combate à vespa asiática “quer através da aquisição em meios que permitiram intensificar a eliminação desta espécie invasora, quer melhorando os mecanismos de detecção, vigilância e controlo”, tendo estabelecido uma parceria com a Associação Modelismo Centro Portugal, informou a autarquia.

Assim, foram adquiridos meios mecânicos como “uma cana de carbono e alumínio, para intervenção de ninhos até 22 metros, equipada com bomba eléctrica e depósito químico, e de uma arma de ar comprimido que injecta nos ninhos um atractivo em forma de cápsulas de libertação controlada”. Esta solução, que foi “desenvolvida tendo em conta as melhores práticas ambientais”, permite destruir “de forma mais rápida e eficaz” todos os ninhos detectados, em particular os que se encontram em árvores ou estruturas altas.

Para combater a vespa asiática, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários e da população, a quem pede que comuniquem os “avistamentos de ninhos desta espécie através do contacto telefónico da autarquia – 238 605 250”.

Recorde-se que o Município viu aprovada, “através do fundo Florestal Permanente, uma candidatura de apoio financeiro para destruição de ninhos de vespa asiática, num montante de 10 000 euros”.