Coimbra  23 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital dá “Mais Tempo à Vida” pela prevenção do cancro

6 de Maio 2019

Até 30 de Junho, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) promove a iniciativa “Dou Mais Tempo à Vida”, em Oliveira do Hospital, para envolver a comunidade na prevenção do cancro.

O objectivo deste projecto passa pela “promoção da saúde e a prevenção do cancro no âmbito comunitário”, apostando, também, na divulgação das iniciativas e dos serviços da Liga Contra o Cancro de apoio ao doente oncológico e à família.

A iniciativa desenrola-se até final do mês de Junho, através do desenvolvimento de diversas actividades, pretendendo “mobilizar o indivíduo e a comunidade do concelho para a luta contra o cancro”, adianta o NRC.

A ideia é que toda a população possa participar e, para tal, deve reunir uma equipa, de sete a 15 elementos, indicando um líder. Cada participante paga cinco euros para inscrição e, depois, promover actividades que envolvam mais pessoas com a missão de alertar para a prevenção da doença oncológica, bem como para a angariação de fundos para a LPCC.

A “vestir a camisola” estão já vários grupos, que demonstrarão o seu empenhamento no projecto durante este mês através de várias actividades:

  • No próximo domingo (12), realiza-se a “Caminhada Alvoco Solidário”, junto ao Parque da Sobreira, pelas 08h30. Pelas 11h00 decorre uma acção de sensibilização e logo depois o almoço, às 12h00. As inscrições têm o custo de oito euros;
  • Também no domingo, mas pelas 15h30, em Lagos da Beira, é apresentada a equipa “Amigos pela Vida”, com a acção de sensibilização Alimentação Saudável;
  • Já a 18 de Maio, a equipa “Lagares de Laço” promove uma caminhada nocturna, cuja receita reverte para a LPCC (cinco euros). O ponto de encontro é às 20h30, na Junta de Freguesia de Lagares da Beira e as inscrições estão abertas até 16 de Maio;
  • Para dia 19, em Vila Franca da Beira (na União Vilafranquense), está prevista a realização de uma “Festa das Sopas”, a partir das 13h00, seguida de uma acção de esclarecimento sobre “Sensibilização e prevenção de doenças oncológicas no homem e na mulher com profissionais de saúde”, às 15h00. As entradas custam três euros, com direito a uma malga de sopa. A organização é da equipa “As 7 Maravilhas”;
  • A equipa “Vida a Vida” promove, no dia 25 de Maio, pelas 21h00, um espectáculo de Tunas e Cantares solidários, no salão dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital. A participar estarão a Tuna Recreativa Penalvense; a Tuna Académica Estonina; o Grupo de Concertinas Sons e Tradições do Alva e a Tuna Académica Masculina Estotuna D´Espital. A entrada é livre, mas todos os donativos angariados revertem a favor da Liga.
  • Ainda dia 25, a equipa “Lourosa Solidária” realiza uma tarde de convívio, a partir das 15h00, no Núcleo de Melhoramentos e Recreio do No Campo. Durante a tarde actua o grupo de concertinas “Sons da Serra”, segue-se a “Medijovem” e, pelas 17h30, uma acção de sensibilização. Às 21h00, há um baile com o grupo Alternativa. No espaço haverá bifanas, caldo verde, moelas e bebidas.

O projecto “Dou Mais Tempo à Vida” conta com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.