Coimbra  23 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital cria Centro Municipal de Protecção Civil

19 de Julho 2021 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital cria Centro Municipal de Protecção Civil

O Município de Oliveira do Hospital vai criar um Centro Municipal de Protecção Civil no estaleiro municipal, situado na Zona Industrial da cidade, num investimento superior a 900 mil euros.

De acordo com a autarquia, as obras vão permitir concentrar no mesmo espaço toda a estrutura local dos Serviços Municipais de Protecção Civil (SMPC), com recursos humanos, informáticos, de comunicação e equipamentos para desenvolver as suas competências de coordenação institucional. O espaço vai ainda estar preparado para servir funções de uma organização diferenciada em situação de emergência, garantindo a correta gestão dos meios mobilizáveis face aos vários tipos de ocorrência.

Trata-se de um investimento na ordem dos 903 159 euros, comparticipado a 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (643 120 euros), após a candidatura do Município relativa à protecção Contra Risco de Incêndios.

“O Centro Municipal de Protecção Civil de Oliveira do Hospital (CMPC) será instalado num edifício existente no Estaleiro Municipal, cuja utilização está, neste momento, subaproveitada, procedendo à sua adequada remodelação e expansão, para o ajustar às especificidades e necessidades do CMPC”, disse o Município.

Este investimento permitirá dotar a autarquia de um espaço físico com recursos tecnológicos para albergar e apoiar a Comissão Municipal de Protecção Civil nas suas competências de coordenação institucional, quer na vertente política, quer na de coordenação operacional. Passará, também, a ser possível ter um espaço que esteja preparado para servir as funções de uma organização diferenciada em situação de acidente grave ou catástrofe, assim como com capacidade de resposta imediata para sustentação logística de desalojados e/ou dos dispositivos de resposta operacional activados.

“Lançamos esta obra neste momento porque foi precisamente nesta altura que tivemos acesso a financiamento do quadro comunitário”, disse o presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino. O autarca adiantou ainda que não seria possível avançar para um equipamento desta envergadura sem que houvesse lugar a financiamento, entendendo que se trata de um investimento de máxima importância que contribuirá para o reforço da segurança no concelho e a salvaguarda das suas populações.

O CMPC ocupará um edifício de dois pisos, sendo um destinado a arrumos de material e equipamentos necessários ao desempenho das funções no âmbito do SMPC e a estacionamento de viaturas afectas ao mesmo serviço. No piso superior ficarão instaladas, entre outras, uma Sala de Operações, que actuará ao nível da prevenção e avaliação de riscos, planeamento e apoio às operações, logística e comunicações e sensibilização e informação pública; uma Sala de Crise, que também funcionará como sala de reuniões/formação; uma Sala Polivalente, que servirá para dar resposta imediata em caso de emergência, nomeadamente para sustentação logística de desalojados, assim como instalações sanitárias e balneários; e Gabinete de trabalho destinado ao encarregado operacional do Serviço de Protecção Civil.

A nova estrutura será dotada de recursos tecnológicos, como ferramentas de planeamento e análise; de central de comunicações digital com acesso por exemplo à rede SIRESP e rede de Banda Alta; sistemas de monitorização, entre outros meios que permitirão uma acção eficiente e eficaz em todos os domínios da Protecção Civil Municipal.