Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital cria Arquivo Municipal

31 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital cria Arquivo Municipal

A vereadora da Cultura, Graça Silva, com um livro datado de 1582, cuja limpeza e conservação foi realizada pela equipa do Arquivo Municipal

 

A “preservação da memória material do concelho de Oliveira do Hospital” foi a principal preocupação do Executivo liderado por José Carlos Alexandrino que, para isso, criou, recentemente, o Arquivo Municipal.

“Este é um espaço que arquiva, diariamente, a documentação proveniente do normal funcionamento dos serviços camarários acolhendo, também, documentos que são testemunhos da História do concelho”, explica a autarquia, admitindo receber “doações vindas da comunidade”.

A equipa do novo serviço camarário desafia, ainda, os munícipes a “cederem documentos para enriquecimento do acervo desta recente vertente do Arquivo Municipal de Oliveira do Hospital, o qual procederá à conservação e catalogação dos espólios entregues, garantindo desta forma a sua preservação”, frisa.

O Arquivo Municipal alberga, ainda, o “Guardianus” Museu Digital do Património Imaterial de Oliveira do Hospital, lançado no passado a 07 de Outubro de 2019, no âmbito das comemorações do feriado municipal. O “Guardianus”, que ficará alojado na página da Internet do Município, será “enriquecido através de uma recolha exaustiva do património imaterial do concelho (por exemplo, através de filmes, fotos, entrevistas, e outros suportes) abrangendo temáticas como a etnografia, a gastronomia, entre outros saberes tradicionais”, adianta.