Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital comemorou Dia da Europa

10 de Maio 2022 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital comemorou Dia da Europa

O Município de Oliveira do Hospital assinalou o Dia da Europa com uma visita do Executivo à Eptoliva e ao Centro Escolar de Nogueira do
Cravo, no âmbito da acção “A Europa vai à escola” promovida pelo Europe Direct – Centro de Informação Europeia.

Na visita à Eptoliva, ontem, Dia da Europa, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, afirmou a efeméride como “a mais bela ideia que nasceu para unir a diversidade e a pluralidade de línguas e culturas de vários povos e países, num só propósito, a paz”.

Sob o mote “A Europa vai à escola”, a visita ao estabelecimento de ensino profissional de Oliveira do Hospital contou com as presenças da vereadora da Educação do município, Graça Silva, e do representante da Assembleia Municipal, Carlos Mendes.

Com o objectivo da sensibilização dos alunos para os valores da União Europeia, e para a participação dos jovens como a geração de europeus do presente e do futuro, embaixadores na continuidade de uma Europa mais unida, livre e democrática, o encontro contemplou a presença do grupo de formandos ucranianos do curso de formação de Português de Acolhimento, ministrado pelo IEFP, e acolhidos pelo município.

A iniciativa “A Europa vai à Escola” foi também assinalada no Centro Escolar de Nogueira do Cravo com a visita do executivo às turmas do primeiro ciclo. “A Europa vai à escola” foi um desafio lançado pela CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria.

O Europe Direct é um Centro de Informação Europeia, que abrange os 29 municípios da região de Coimbra e de Leiria, cuja missão passa por envolver os cidadãos nos projectos da União Europeia, ao nível regional e local, através da divulgação e esclarecimento de informação, organização de eventos, actividades e acções de sensibilização e comunicando a resposta da população à União Europeia.