Coimbra  24 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital comemora Feriado Municipal com várias homenagens

5 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital comemora Feriado Municipal com várias homenagens

O Município de Oliveira do Hospital comemora, na próxima quarta-feira (07), o Feriado Municipal, com a realização de uma sessão solene que contará com a presença de Isabel Damasceno, presidente da CCDRC.

Durante a cerimónia vão ser entregues os galardões municipais a cidadãos e empresários concelhios cujo prestígio, cargo ou acção se destacaram, sendo “merecedores de distinção”.

O momento, que este ano decorrerá numa versão minimalista devido à pandemia de covid-19, está marcada para as 10h00, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, contando, também, com a tradicional entrega dos Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos do concelho que se destacaram no ensino secundário, profissional e superior no ano lectivo anterior.

Este ano vão ser homenageados, com a Medalha de Mérito Municipal, Raul Duarte, um dos fundadores da Associação de Melhoramentos da Póvoa das Quartas que, aos 90 anos, ainda continua em funções; o Restaurante Casa dos Frangos, que completou 50 anos de existência; Orlando Lopes Gouveia, um dos principais empresários da Região Centro do ramo alimentar; e António de Sousa Martins, empresário que se tem destacado na valorização da riqueza dos sabores genuínos da Serra da Estrela.

No final da cerimónia será, ainda, inaugurada a empreitada de “Requalificação e Beneficiação da Área Norte da Cidade de Oliveira do Hospital”. Em causa está um investimento de cerca de 750 000 euros, que visou, essencialmente, dotar toda a zona de áreas e circulação automóvel e criação de 150 estacionamentos para veículos ligeiros e 12 pesados.

Na zona do cemitério foi, também, criada uma área com instalações sanitárias e arrumos, assim como um parque de estacionamento de apoio.

As comemorações do Feriado Municipal iniciaram-se no dia 02 de Outubro com a partida da edição especial da Volta a Portugal em Bicicleta e desde então várias têm sido as actividades realizadas.

Hoje (05), dia da Implantação da República, a data também não passou em branco tendo sido assinalada com uma exposição virtual intitulada “Presidentes da República”, que está disponível no site https://exposicoescmoh.wixsite.com/presidentesrepublica. Mais tarde, pelas 15h00, será transmitida online a gravação da performance Sereno, de Leandro Araújo com o Rancho Folclórico Rosas de Vila Franca.

Amanhã (06), será inaugurada, às 17h00, nos Paços do Município, a exposição de fotografia “A Lente do Tempo – Oliveira do Hospital do Passado ao Presente, do Guardianus – Arquivo Digital do Património Imaterial de Oliveira do Hospital”.