Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital comemora feriado municipal

2 de Outubro 2019

O Município de Oliveira do Hospital comemora o seu feriado, segunda-feira (07), com a realização da sessão solene, durante a qual serão entregues galardões municipais “a cidadãos e instituições concelhias cujo prestígio, cargo ou acção são merecedoras da distinção”.

O dia inicia com uma arruada na cidade pela Filarmónica Sangianense, sendo que a partir das 10h00 as comemorações tomarão lugar nos Paços do Município, no salão nobre.

Para além da cerimónia de agraciamento às entidades concelhias serão, também, entregues os Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos do concelho, que se destacam no ensino secundário, profissional e superior.

Um momento musical com a Estotuna D’espital (Tuna Marculina da ESTGOH), a assinatura de um protocolo entre a autarquia e o Professor catedrático Luciano Fernandes Lourenço e a inauguração de uma pequena mostra do trabalho do pintor Agostinho Lourenço Duarte enriquecem a programação da manhã.

Este ano serão homenageados com Medalha de Mérito Municipal:  Manuel Madeira Mendes, empresário com décadas dedicadas ao associativismo de S. Paio de Gramaços e elemento da Federação de Folclore Português; Francisco Marques de Oliveira (a título póstumo), antigo comandante dos Bombeiros de Oliveira do Hospital, fundou uma fábrica de motores eléctricos e foi responsável pela electrificação do concelho;  Albano José Ribeiro de Almeida, coronel de infantaria reformado, foi também professor no ensino primário e secundário e vereador na Câmara Municipal oliveirense; José António Freire Falcão de Brito (a título póstumo), fundador da empresa Azeites do Cobral, Lda, dedicou a sua vida à agricultura, foi presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, impulsionador e dirigente de várias instituições concelhias; e Armazéns Neves, empresa fundada por Francisco das Neves, vai actualmente na sua terceira geração de proprietários e é uma das referências comerciais da cidade, mantendo-se em actividade há 75 anos.

Já no período da tarde, a partir das 16h00, também no salão nobre da autarquia, decorrerá a assinatura do protocolo “Guardianus – Museu Digital do Património Imaterial de Oliveira do Hospital”, seguindo-se a degustação de produtos locais, com a colaboração dos alunos do Curso Profissional Técnico de Restaurante/Bar do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Faz, ainda, parte do programa comemorativo do feriado municipal a realização do III Encontro de Cavaquinhos do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital, no sábado (05), pelas 15h00, no jardim de Oliveira Mano, e o espectáculo “Alzira, uma mulher do caraças – uma comédia portuguesa com certeza!” nesse mesmo dia, pelas 21h00, no Clube Desportivo Vasco da Gama.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com