Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital celebra 25 de Abril com concertos, mostras e palestras

23 de Abril 2024 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital celebra 25 de Abril com concertos, mostras e palestras

Concertos, exposições, momentos literários, palestras, atividades artísticas e momentos educativos para crianças integram o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no concelho de Oliveira do Hospital.

As comemorações oficiais do 25 de Abril em Oliveira do Hospital arrancam na noite de quarta-feira, no Jardim Oliveira Mano, com o concerto “Cantos de Abril”, com Sara Vidal e Rogério Cardoso Pires.

Na quinta-feira as cerimónias oficiais dos 50 anos da Revolução dos Cravos começam, pelas 9h30, com uma arruada pela cidade, pela Fanfarra e Escolinhas dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

Às 10h00, nos Paços do Município, decorre o hastear da bandeira com a interpretação do Hino Nacional e, às 10h30, a Sessão Solene das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Já de tarde, o Largo Ribeiro do Amaral acolhe o Encontro de Filarmónicas Concelhias, enquanto junto ao espaço Café Central é possível visitar a exposição “25 de Abril de 1974”, de Alfredo Cunha, da Fundação Mário Soares.

Na sexta-feira é exibido o filme “Salgueiro Maia – O Implicado”, na Casa do Povo de Nogueira do Cravo.

No sábado a música estará em destaque, com o “Concerto da Liberdade”, com o Coral de Sant’Ana, Orfeão de Vale de Cambra e Grupo Coral de Maçainha, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

No mesmo dia, em Penalva de Alva decorre o XII Sarau Musical – Especial Liberdade, com a Tuna Recreativa Penalvense e o Coral 7 de Setembro.

Para domingo está agendado o concerto Miguel Calhaz, no âmbito do Dia Internacional do Jazz, que terá lugar no Espaço Café Central.

“Sons de Abril – Leituras e Canções de Abril com Rafael Abrantes” é o momento musical que se segue, no dia 30 de Abril, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira.

Segundo a autarquia, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e a Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira têm a decorrer, durante este mês, uma programação que inclui dramatizações, leituras encenadas, curtas-metragens e exposições.

“A actividade física e a promoção de um estilo de vida a saudável também estão incluídos no Programa das Comemorações do 25 de Abril em Oliveira do Hospital, com caminhadas, basquetebol, passeios de motos e convívios futebolísticos”, refere.

A programação do Município de Oliveira do Hospital que evoca a liberdade de Abril vai prolongar-se “até ao final do ano, com actividades a divulgar”.

“Os meses de Maio e Junho integram o visionamento de filmes, mesas redondas de conversa, exposições, a realização de um Cravo Humano, no dia 30 de Maio, e as Marchas Populares de Oliveira do Hospital, que na edição deste ano, no dia 15 de Junho, assentam na temática dos 50 anos do 25 de Abril de 1974”, informa.