Coimbra  17 de Janeiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital canaliza verba da iluminação para apoiar comércio local

5 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital canaliza verba da iluminação para apoiar comércio local

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tinha decidido reforçar a iluminação de Natal este ano, contudo, devido à pandemia e as dificuldades por que passam os estabelecimentos do concelho, essa verba foi agora canalizada para apoiar o comércio local.

Assim, a prioridade passa a ser apoiar o comércio tradicional, através da distribuição de mais “vouchers” e de “valor mais elevado” a quem faça compras nestes estabelecimentos.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município, referiu em reunião do executivo que “a opção é clara” e passa por “não fazer a iluminação prevista” e que era no sentido de ser “melhorada”. Segundo o autarca, o Município pretendia contratar uma empresa para colocar a iluminação da zona mais “nuclear” da cidade, e colocando a iluminação já anteriormente adquirida pela autarquia noutros locais do concelho, contudo “este não é ano de fazer um forte investimento”, referiu José Carlos Alexandrino.

Os 20 000 euros que seriam afectos à iluminação servirão, então, para dinamizar e impulsionar o comércio concelhio, numa época que se propicia às compras. Assim, serão distribuídos vales, com um valor máximo de 500 euros, para que as pessoas comprem (no concelho), de forma a que o dinheiro volte a entrar na economia local.

O objectivo “é motivar as pessoas a fazer compras”, pelo que os vales de valor mais elevado devem poder ser gastos em vários espaços comerciais, para que haja uma “pulverização” das verbas pelo concelho.

À Rádio Boa Nova, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e presidente da ADI (entidades promotoras do Sorteio de Natal), lembrou que nos anos mais recentes, “todas as iniciativas de Natal envolvem cerca de 189 estabelecimentos comerciais aderentes”.

Neste ano, o responsável admite que a iniciativa envolva “250 estabelecimentos comerciais”.

ADI dinamiza campanha de apelo às compras no Natal

Também a ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital, em estreita parceria com a Câmara Municipal, lançou a campanha “Este Natal faça compras no nosso comércio local”.

Assente no lema “Cá Compra, Cá Fica!”, a iniciativa pretende dinamizar e valorizar o comércio tradicional apelando aos clientes e consumidores para que sejam também solidários com o comércio local.

A campanha de incentivo às compras nos estabelecimentos locais decorre de 04 de Dezembro a 06 de Janeiro de 2021 e vai habilitar os clientes, que efectuarem as suas compras nos estabelecimentos aderentes, a um dos 180 vales de compras (entre os 25 e os 500 euros) que serão atribuídos e que podem depois ser aplicados em novas compras nas mais de 300 lojas – do comércio tradicional, restauração e serviços – aderentes à iniciativa.

De salientar que destes 180 vales, há 50 vouchers que só podem ser utilizados, posteriormente, no sector da restauração aderente à iniciativa.

A somar aos vales de Natal há, ainda, a dinamização do concurso de montras cujos participantes estão habilitados a ganhar um dos seis prémios a atribuir – três prémios e três menções honrosas – em publicidade paga na comunicação social.

Atentos à difícil realidade que o comércio local tem atravessado nos últimos meses, a ADI e o Município de Oliveira do Hospital realizam, este ano, o maior investimento de sempre nesta campanha da quadra natalícia, que ascende a mais de 11 000 euros.

Para além das iniciativas já descritas, há ainda a assinalar o forte investimento na campanha publicitária através da divulgação de um vídeo promocional, da colocação de ‘outdoors’ em locais estratégicos e publicidade na comunicação social para potenciar as compras e cativar ainda mais clientes para os negócios locais.

No âmbito desta grande campanha “Este Natal faça compras no nosso comércio local”, irá realizar-se uma edição especial de Natal da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra – Natal em Oliveira do Hospital”,

no dia 19 de Dezembro e durante a qual serão distribuídos medronheiros no âmbito de uma campanha de acções de reflorestação de espécies autóctones. Como vem sendo apanágio, nas bancas do Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, em lugar de destaque, estarão os frutícolas e hortícolas da época, mas também a doçaria natalícia e “produtos especiais” desta quadra festiva, numa irresistível tentação de aromas e sabores autênticos da nossa terra.

Estas acções são complementadas com iniciativas do Município de Oliveira do Hospital como a iluminação natalícia nas principais artérias comerciais da cidade, a dinamização do concurso “Postal de Natal Digital”, várias oficinas de Cozinha de Natal, entre outros eventos que serão dinamizados online.

Como sublinha José Francisco Rolo: “estamos sensíveis à situação que os estabelecimentos comerciais têm vindo a atravessar nos últimos meses por causa da covid-19 e por isso numa primeira frente a realizar uma forte campanha de apoio ao comércio que é também de apelo à solidariedade para que os consumidores façam compras no comércio do concelho de Oliveira do Hospital. Nunca como no ano de 2020 o comércio local precisou que cada um faça cá as suas compras de Natal”.