Coimbra  24 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Ambiente

4 de Junho 2021 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Ambiente

O Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de Junho, com a realização de acções de sensibilização dirigidas à comunidade.

Ao longo deste sábado (5), data da efeméride, decorrerá uma campanha de sensibilização na página de Facebook do Município de Oliveira do Hospital, através da partilha de alguns vídeos sobre os projectos que a autarquia tem vindo a desenvolver no concelho, com o objectivo de transmitir boas práticas ambientais e consciencializar os cidadãos.

Já na próxima semana, ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente em Oliveira do Hospital, a Câmara Municipal, através dos pelouros do Ambiente e da Floresta e Desenvolvimento Rural, vai desenvolver uma acção de sensibilização ambiental – denominada “É Hora de Cuidar” – com a participação dos alunos da Escola Básica Ponte das 3 Entradas, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

A acção decorrerá a 9 de Junho, num terreno baldio da União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, com a intervenção do Gabinete de Protecção Civil e Defesa da Floresta.

Neste âmbito, serão desenvolvidas acções de limpeza de povoamentos com corte de mato em faixas alternadas devido ao declive da propriedade; desramação de pinheiro manso; e controlo de invasoras lenhosas, através do descasque de mimosa que potenciará que as mesmas sequem.

“O Município de Oliveira do Hospital, dentro do que é a sua política de responsabilidade ambiental, tem desenvolvido várias e sucessivas iniciativas a nível cívico e de intervenção no âmbito da educação ambiental junto da população, envolvendo crianças e adultos na protecção e defesa do ambiente, tendo vindo a obter vários prémios e galardões que constituem um reconhecimento de um conjunto de boas práticas da autarquia”, disse o Executivo.

A aposta na sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável, dotando os cidadãos de competências ambientais e promovendo a cidadania participativa ao mesmo tempo que apela à responsabilização tendo em vista a protecção e a melhoria do ambiente têm sido objectivos que pautam as acções desenvolvidas, como assinala o vice-presidente e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo.