Coimbra  27 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital assinala Dia dos Monumentos e Sítios com visitas virtuais

16 de Abril 2020 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital assinala Dia dos Monumentos e Sítios com visitas virtuais

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora no próximo sábado (dia 18), a Câmara de Oliveira do Hospital promove diversas iniciativas de promoção, divulgação e valorização do património municipal.

De acordo com o tema proposto pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) – “Património Partilhado – Culturas partilhadas, património partilhado, responsabilidade partilhada”, o Município de Oliveira do Hospital vai disponibilizar, sábado, nas suas redes sociais, visitas virtuais, através de fotografias a 360º, do Património de Interesse Nacional: Capela dos Ferreiros; Igreja Moçárabe de Lourosa e Ruínas Romanas de Bobadela.

Para celebrar o património será também disponibilizado online, em quatro línguas, o filme “Splendidíssima Civitas”, que em 2018 foi distinguido, em Itália, no Festival Internacional de Cinema Documental, obtendo o segundo lugar do “Premio Archeoclub D’Italia”, atribuído pelo público aos filmes que melhor comunicam o conhecimento.

O filme premiado consiste num documentário, realizado por Ruy Pedro Lamy, da Arqueohoje, que revela a importância da actual aldeia de Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, na época romana: há cerca de 2 000 anos foi cidade, sendo então designada como “Splendidissima Civitas”.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de Abril funcione como um marco comemorativo do património nacional, mas que celebre, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

A Câmara de Oliveira do Hospital expressa um agradecimento a todos os oradores que iriam marcar presença, amanhã (sexta-feira), no II Colóquio “Terras de Ulvária” e que face à pandemia da covid-19 não se realizará.

 

 

Powered by Digital RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com