Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital apoia o ensino à distância

14 de Abril 2020 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital apoia o ensino à distância

Mais de 2 200 alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) “regressaram”, hoje (14) às aulas na modalidade de ensino à distância, na sequência do encerramento das escolas provocado pela covid-19.

Para responder à nova realidade, o AEOH construiu o “Plano E@D – AEOH” que pretende dar resposta a um conjunto de desafios expostos pela nova modalidade de ensino.

Criação de turmas em plataformas “classroom”, identificação de aplicações informáticas para dinamização de aulas síncronas em sistema de videoconferência ou definição de modelos de distribuição de conteúdos e de tarefas de consolidação para alunos sem acesso aos meios informáticos são alguns dos itens previstos no plano que prevê, ainda, a dinamização de uma campanha para aquisição de material como computadores, ‘tablets’, ‘hotspots’ e ‘pens’.

O “Plano E@D – AEOH” inclui, também, o acompanhamento dos alunos mais fragilizados do ponto de vista das aprendizagens ou das situações de stress provocados pela situação de confinamento. Para tal, estão mobilizados os técnicos de estruturas do Agrupamento de Escolas como o Serviço de Psicologia e Orientação ou a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, bem como de serviços de apoio à aprendizagem como a equipa Escola Mais Feliz, da Câmara Municipal, ou o CRI da ARCIAL.

O principal objectivo é que, dentro de todas as condicionantes impostas pelo encerramento das escolas e pelo ensino à distância, nenhum aluno seja deixado para trás e prossiga o respectivo percurso de aprendizagem e de formação.