Coimbra  20 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital apoia grupos culturais

21 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Oliveira do Hospital apoia grupos culturais

O Município de Oliveira do Hospital aprovou na última reunião de Câmara o pagamento de mais 50 por cento do apoio financeiro destinado aos grupos culturais concelhios, num total de 51 675 euros.

Até ao final do ano serão transferidos os restantes 25 por cento, no valor de 25 462 euros, perfazendo o total aprovado de 103 350 euros.

Oliveira do Hospital apoia presentemente 36 grupos culturais, com cerca de 900 executantes, divididos por filarmónicas, ranchos folclóricos, grupos corais, grupos de cordas, grupos de teatro e grupos de música popular e tradicional, numa clara demonstração da importância da cultura imaterial no concelho e uma das mais expressivas do distrito de Coimbra.

Em 2020, devido às restrições impostas pela pandemia, os grupos culturais viram-se forçados a parar a sua actividade, quer em actuações no concelho, quer fora deste. No entanto, “o Município de Oliveira do Hospital manteve a atribuição dos subsídios previstos para 2020, cumprindo o deliberado e parabenizando os grupos culturais pela sua resistência e resiliência em tempos difíceis como os que estamos a viver, o que faz com que os vários grupos culturais concelhios fiquem privados daquilo que mais gostam de fazer e ao mesmo tempo de divulgar o nome e a cultura popular de Oliveira do Hospital”, disse a Câmara daquele lugar.