Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital apoia famílias carenciadas este Natal

23 de Dezembro 2018

O Município de Oliveira do Hospital decidiu atribuir um ‘Complemento Alimentar Natalício’ a 87 famílias carenciadas do concelho, um apoio concretizado através da entrega de cheques-compra.

O objectivo é “garantir que as famílias beneficiárias terão uma ceia de Natal condigna e com os produtos tradicionais a ela associados”, revela a autarquia.

As 87 famílias perfazem um total de 240 pessoas, das quais 54 são crianças, que neste Natal puderam ter noites e dias mais felizes.

Segundo a Câmara Municipal, estas são famílias “que têm vindo a ser beneficiárias do programa de apoio do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital durante o ano, e acompanhadas pelo Gabinete de Acção Social e Saúde da autarquia e pela Rede Social concelhia”.

Os cheques-compra podem ser trocados pelos géneros alimentares nos estabelecimentos do comércio tradicional aderentes na sede de concelho e freguesias, com valores entre os 40 e os 70 euros, consoante a dimensão do agregado familiar – representando um apoio da autarquia no valor total de 4 305 euros.

Com esta iniciativa, “em sintonia com uma política de proximidade e acompanhamento às famílias mais carenciadas do concelho, o Município de Oliveira do Hospital presta uma essencial ajuda aos agregados familiares em situação de maior fragilidade social e económica”, adianta, sublinhando que, desta forma, dá também “um estímulo à aquisição de bens e produtos nos estabelecimentos comerciais do concelho onde os cheques-compra podem ser descontados, contribuindo por um lado para o equilíbrio financeiro e por outro, apoiando solidariamente o comércio tradicional”.

José Francisco Rolo, vereador do pelouro da Solidariedade e Acção Social, refere que “o Município ao longo do ano nunca esquece quem mais precisa e esta iniciativa de Natal vem substituir os tradicionais cabazes, dando mais dignidade aos apoios às famílias e permitindo que cada uma elabore o seu próprio cabaz de natal”.

Recorde-se que o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital apoia famílias fragilizadas, referenciadas pelos técnicos de Acção Social concelhios, através da entrega de bens alimentares e de outros, como vestuário, calçado, mobiliário, electrodomésticos ou brinquedos. Uma estrutura com a qual, qualquer cidadão pode colaborar entregando bens alimentares, nomeadamente durante as campanhas específicas de recolha, ou outros bens diversos, dos quais já não necessite e se encontrem em bom estado de conservação a fim de serem utilizados por quem mais precisa.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com